Trânsito e Transporte

Faixa Azul da Avenida Recife entra em operação nesta segunda-feira

Essa é a sexta Faixa Azul implantada na capital pernambucana desde 2013

Franco Benites
Cadastrado por
Franco Benites
Publicado em 18/07/2016 às 5:30
Tato Rocha/JC Imagem
FOTO: Tato Rocha/JC Imagem
Leitura:

Os motoristas que trafegam pela Avenida Recife, na Zona Sul da cidade, precisam ficar atentos. Entra em operação nesta segunda-feira (18), nos dois sentidos da via, a sexta Faixa Azul da capital pernambucana, em um trecho que vai das ruas Gonçalves Magalhães a Dom Helder Camara. A expectativa da Companhia de Trânsito e Transportes (CTTU) é que essa nova Faixa Azul aumente em 25% a velocidade de 29 linhas de ônibus que passam pelo local.

A reportagem do Jornal do Commercio circulou nesse domingo pela Avenida Recife e verificou que o trecho está bem demarcado com pintura na pista e placas informativas para que motoristas de carros particulares não se desloquem para a área destinada exclusivamente ao transporte público de passageiros. A nova Faixa Azul terá 1,8 km em cada lado da Avenida Recife. O trajeto é pequeno se comparado com os demais implementados pela prefeitura do Recife em outras vias da cidade (Rua Cosme Viana, Av. Mascarenhas de Moraes, Av. Herculano Bandeira, Rua Real da Torre e Av. Conselheiro Aguiar). 

LEIA MAIS:

Blog de Olho no Trânsito: saiba mais sobre a Faixa Azul da Avenida Recife

Faixa Azul: confira as linhas de ônibus beneficiadas na Avenida Recife

Motoristas aprovam Faixa Azul da Avenida Conselheiro Aguiar

Ônibus têm ganho de 66,6% na velocidade na Faixa Azul da Imbiribeira

Câmeras vão fiscalizar Faixa Azul da Imbiribeira a partir deste mês

Faixa Azul da Imbiribeira já no abandono

Faixa Azul na Avenida Mascarenhas de Moraes passa por manutenção

Por conta da implantação da Faixa Azul da Avenida Recife, há outras intervenções na região. A rua Hélio Brandão, paralela à via, passa a ser mão dupla e com sentido único na direção do subúrbio para que seja uma rota alternativa a partir da rua Saldanha Marinho (a última rua antes da Jean Emile Favre, no Ipsep). Os veículos devem entrar em seguida à esquerda na rua Costa e Silva e seguir pela Hélio Brandão e até retornar à Avenida Recife. 

De acordo com informações da CTTU, a maior parte dos passageiros que usa as linhas da Faixa Azul da Avenida Recife é formada por usuários do Terminal Integrado Tancredo Neves e o corredor foi uma cobrança dos moradores do Ibura.

EXPECTATIVA - Entre os usuários de ônibus da Avenida Recife, a expectativa é grande para o início da operação da Faixa Azul da via. A comerciante Cícera Andrea Simões costuma pegar o transporte coletivo de passageiros na localidade com frequência e diz que há muito desrespeito dos motoritas de carros. "Ninguém respeita. Param o carro aqui de lado e atrapalham os ônibus. Muitos motoristas ficam irritados e queimam parada. Espero que a Faixa Azul funcione", diz.

Quem também aprova a instalação da Faixa Azul na Avenida Recife é o motorista de ônibus Adalberto Antonio da Silva, que dirige a linha UR-2. "Vai ser bom e facilitar a nossa vida, mas era bom que fosse em um trecho maior. Por mim, se estenderia da Avenida Recife até a Avenida Caxangá", comentou.

FISCALIZAÇÃO - Diferentemente da Faixa Azul da Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, e da Herculano Bandeira, no Pina, o trecho da Avenida Recife não tem fiscalização eletrônica. De acordo com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, agentes da CTTU estarão no local para evitar irregularidades. “Acreditamos que não teremos problemas porque o motorista recifense está cada vez mais acostumado à Faixa Azul. Mas teremos fiscalização para orientar e instruir aqueles motoristas descuidados. A tarefa nesse início de Faixa Azul na Avenida Recife será orientar e não multar”, explicou.

A fase de orientação na Avenida Recife irá se estender por uma semana. Após esse período, os motoristas que utilizarem a Faixa Azul estão sujeitos a receber uma multa gravíssima (sete pontos na carteira de habilitação e em um pagamento de R$ 191,54). Além dos ônibus, os táxis têm acesso liberado aos corredores. Este ano, a CTTU registrou 7.080 infrações nas faixas azuis que contam com fiscalização eletrônica.

Com o funcionamento do trecho de 3,6 quilômetros implementados na Avenida Recife, a cidade passa a contar no total com 32,7 quilômetro de faixas azuis para os coletivos. “Estamos fazendo estudos e simulações para implantar esses corredores em outros pontos”, informou João Braga, sem, no entanto, detalhar as áreas futuramente beneficiadas pelos corredores exclusivos de ônibus.

Tato Rocha/JC Imagem
CTTU implanta Faixa Azul na Avenida Recife - Tato Rocha/JC Imagem
Tato Rocha/JC Imagem
CTTU implanta Faixa Azul na Avenida Recife - Tato Rocha/JC Imagem
Tato Rocha/JC Imagem
CTTU implanta Faixa Azul na Avenida Recife - Tato Rocha/JC Imagem
Tato Rocha/JC Imagem
CTTU implanta Faixa Azul na Avenida Recife - Tato Rocha/JC Imagem
Tato Rocha/JC Imagem
CTTU implanta Faixa Azul na Avenida Recife - Tato Rocha/JC Imagem
Tato Rocha/JC Imagem
CTTU implanta Faixa Azul na Avenida Recife - Tato Rocha/JC Imagem

Últimas notícias