PEÇAS DO ACERVO

AACD Recife promove Bazar Show com peças de acervo da cantora Joelma

Vestidos, adereços, botas e figurinos do ballet doados faziam parte do acervo da cantora desde 1999

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 13/02/2019 às 16:25
Alexandre Gondim/ JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Leitura:

Mais de 200 peças do acervo da cantora Joelma, incluindo vestidos, botas, adereços e figurinos do ballet, estão à venda no Bazar Show da Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD) Recife neste mês de fevereiro. As peças são remanescentes do bazar realizado no ano passado, que rendeu aproximadamente R$ 70 mil à instituição. A ONG é mantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e depende de doações e eventos beneficentes para custear parte dos tratamentos.

A sede do Recife, que completa 20 anos em 2019, atende não só Pernambuco, mas toda a Região Norte e Nordeste. No último ano, a unidade realizou mais de 120 mil atendimentos, incluindo reabilitação e oficina ortopédica. Além das crianças, adultos com diversos tipos de deficiência também são atendidos pela ONG. Em Pernambuco, o centro foi construído com a arrecadação do 2º Teleton.

O pequeno Pedro Nascimento, de 6 anos, é um dos pacientes da AACD. Diagnosticado com paralisia cerebral, ele convive com uma deficiência motora que restringe os movimentos das pernas e de um dos braços. Duas vezes na semana, ele vai ao centro para realizar o tratamento. “Ele está sendo tratado na AACD há oito meses. Para mim, que sou mãe, é uma felicidade grande poder ter essa oportunidade. É muito bom ver ele progredindo, isso ajuda muito na vida e na inclusão social”, diz a mãe do menino, Jeane do Nascimento. Professora, Jeane dá aulas particulares em casa para se sustentar e, mesmo recebendo benefício, conta que o dinheiro não pagaria um tratamento particular.

Despesas

Apesar de ser custeado pelo SUS, o valor recebido pelo programa só corresponde a 70% das despesas da unidade. O restante é fruto de doações, campanhas, como o Teleton, e eventos de arrecadação. “Para cobrir esse déficit, temos um bazar permanente, em que aceitamos tudo o que esteja em bom estado, desde objetos de casa à roupas; temos a Corrente do Bem, que são caixinhas deixadas em estabelecimentos comerciais para arrecadações; e também temos os mantenedores, que são pessoas que se dispõem a ajudar e todo mês recebem um carnê para doar”, explica a gerente administrativa da AACD Recife, Luciana Martins. Ela ainda esclarece que, ainda que o Teleton arrecade altas quantias, o valor total só corresponde a 10% do custo das nove unidades espalhadas pelo Brasil.

No ano passado, a cantora Joelma doou mil peças do seu acervo, de 1999 à 2015, para a instituição. Todo o dinheiro arrecadado foi direcionado para o tratamento de crianças como Miguel Veríssimo, 3 anos. Assim como Pedro, ele também tem dificuldades motoras por causa de paralisia cerebral.

“Já estamos há dois anos na AACD e a evolução dele é maravilhosa. Antes eles ia para médicos do plano, mas os serviços não atendiam as necessidades. Em um ano ele já senta e treina passinhos no andador. Cada pequena conquista já é uma grande vitória, esse tratamento nos dá muita esperança”, conta Beatriz Verissimo, mãe do menino.

Para ser atendido no centro não precisa de encaminhamento, apenas de um laudo comprovando a deficiência. Além do laudo, o paciente precisa levar documentos, cartão do SUS e comprovante de residência. Depois da inscrição, começa a espera por uma vaga. “Demorou um pouco para conseguir, mas valeu a pena cada dia de espera. Miguel gosta muito daqui e valorizamos essa oportunidade, sabemos que há milhares de pessoas que também não têm condições e gostariam ter essa chance”, acrescenta Beatriz.

O Bazar Show acontece até esta quinta-feira (14), na própria sede da AACD, na Avenida Advogado José Paulo Cavalcanti, nº 155. O horário de funcionamento do bazar é das 9h às 15h. Mais informações no (81) 3419-4000.

Alexandre Gondim/ JC Imagem
Bota de Joelma - Alexandre Gondim/ JC Imagem
Alexandre Gondim/ JC Imagem
Pedro Nascimento, paciente da AACD - Alexandre Gondim/ JC Imagem
Alexandre Gondim/ JC Imagem
Bazar permanente da AACD - Alexandre Gondim/ JC Imagem
Alexandre Gondim/ JC Imagem
Vestido de Joelma e figurino do ballet - Alexandre Gondim/ JC Imagem
Divulgação
Fãs comprando peças do Bazar Show - Divulgação

Últimas notícias