Destaque

Jornal do Commercio leva três prêmios Urbana de Jornalismo

JC venceu com Roberta Soares, Bobby Fabisak e Caio César

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/05/2019 às 11:29
Divulgação/Urbana-PE
JC venceu com Roberta Soares, Bobby Fabisak e Caio César - FOTO: Divulgação/Urbana-PE
Leitura:

A série A Nova Conde da Boa Vista, da repórter do Jornal do Commercio Roberta Soares, foi a vencedora da categoria Reportagem Impressa/Série do Prêmio Urbana de Jornalismo. O JC também saiu vitorioso na categoria Fotojornalismo, com a foto Correndo Risco, do fotógrafo Bobby Fabisak. Na categoria Estudante, Caio César, do JC Online, foi premiado com o trabalho Cruzamento da Gentileza: Simpatia e Educação que Fazem a Diferença no Trânsito.

Os vencedores da 15ª edição do Prêmio Urbana de Jornalismo foram anunciados, ontem à noite, no Armazém Blun’elle, em Santo Amaro, região central do Recife.

>> Confira especial sobre os 100 anos do JC

Publicada em dezembro de 2018, a série de reportagens sobre o projeto de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista abordou as mudanças propostas para a via, sob o olhar da ciclomobilidade, do transporte público, do transporte individual e da mobilidade a pé.

Um dos eixos mais importantes do transporte público de toda a Região Metropolitana, a avenida é também um dos corredores mais simbólicos do Recife. “Esse prêmio é importante por abrir espaço para discutir a historicamente esquecida mobilidade urbana das cidades, que desde sempre prioriza o automóvel e esquece todas as outras formas de deslocamento. Nosso objetivo com a série de reportagens foi mostrar a necessidade de mudança da Avenida Conde da Boa Vista em favor dos usuários de transporte coletivo e das pessoas que se deslocam a pé”, afirmou Roberta.

A foto premiada de Bobby Fabisak foi publicada em agosto do ano passado, dentro de uma reportagem sobre projeto de lei para implantar o Estatuto do Pedestre no Recife e as dificuldades da mobilidade a pé. Já o trabalho de Caio César, no JC Online, foi lançado em setembro de 2018 e mostrou histórias de pessoas que são exemplo de gentileza no trânsito.

O Prêmio Urbana é realizado em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE). Este ano, a premiação teve um número recorde de inscritos: 38 trabalhos, que concorreram nas categorias Jornalismo Impresso – Matéria Especial; Jornalismo Impresso – Série de Reportagem; Estudante; Radiojornalismo; Fotojornalismo; Telejornalismo e Jornalismo Online.
Cada jornalista premiado receberá R$ 2,5 mil, além dos R$ 5 mil para o primeiro-lugar geral. A seleção dos trabalhos vencedores foi feita por cinco profissionais, entre jornalistas e especialistas em transporte público.

Últimas notícias