insegurança

Número de assalto a ônibus em Pernambuco cresce 65%

Foram registradas 770 ocorrências entre janeiro e novembro deste ano

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 30/12/2015 às 15:15
Foto: Priscila Buhr/Acervo JC Imagem
Foram registradas 770 ocorrências entre janeiro e novembro deste ano - FOTO: Foto: Priscila Buhr/Acervo JC Imagem
Leitura:

Os 12 assaltos a ônibus registrados nesta a terça (29) e quarta-feira (30) na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no interior do Estado expõem a insegurança do sistema de transporte público em Pernambuco e tornam o dia a dia do usuário mais difícil. Levantamento da Secretaria de Defesa Social (SDS) expõe que foram registradas 770 casos do tipo no Estado, entre janeiro e novembro deste ano, o que um significa um aumento de 65% em relação ao mesmo período de 2014, quando fora registrados 466 assaltos, 304 a menos que este ano.

Os casos mais recentes ocorreram na noite da terça e madrugada desta quarta. Por volta das 19h da terça, um assaltante morreu e outro ficou ferido durante um assalto a um ônibus que seguia pela BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho, na RMR. Um passageiro reagiu a atirou contra os suspeitos, que estavam armados com facas. O coletivo da empresa Borborema fazia a linha Recife - Ribeirão, na Zona da Mata de Pernambuco. Os outros envolvidos conseguiram fugir e ainda não foram localizados. Moisés José de Lima, 32 anos, morreu no local. Já Warleson Jovino da Silva Santos, de 20 anos, foi atingido no abdômen e na mão direita, sendo socorrido para o Hospital Dom Helder Câmara.

Já durante a madrugada da quarta, por volta das 2h30, cerca de cinco homens subiram em um ônibus da empresa Progresso na BR-232, na saída de Sanharó, no Agreste pernambucano, e anunciaram o assalto. Armados e encapuzados, eles bateram nos passageiros para acordá-los. "Aproximadamente 50 pessoas estavam no ônibus, mas só os passageiros do primeiro andar foram abordados", conta a agente de viagem Fátima Bezerra, que seguia de Recife, onde mora, para visitar a família em Salgueiro. "O motorista do ônibus falou que assaltos são comuns e que fazer um Boletim de Ocorrência não daria em nada. Mas todos optaram por ir à polícia", conta a mulher. O grupo, no entanto, encontrou a delegacia de Pesqueira fechada e só conseguiu registrar o B.O. em Salgueiro, já pela manhã.

De acordo com o presidente do Sindicato, Benilson Custódio, a falta de policiamento é um dos principais motivos para o crescente número de assaltos a ônibus."Os assaltantes entram e saem dos coletivos sem a menor inibição, pois não tem polícia na rua, para vigiar. A segurança são as câmeras de segurança, mas a qualidade da imagem é ruim e nem sempre a polícia consegue identificar os suspeitos. É preciso investimento em equipamento de qualidade e começar a trabalhar em conjunto com o  Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods)", afirma.

Procurada, a Polícia Militar informou que mantém duas operações de prevenção e policiamento ostensivo voltadas para os usuários de coletivos na RMR. A primeira, em apoio ao Consórcio Grande Recife, mantem PMs nos terminais integrados de passageiros. A segunda visa realizar blitz policiais onde alguns pontos da RMR são selecionados, de acordo com a incidência criminal. A corporação, no entanto, não informou quais pontos são policiados atualmente.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de Pernambuco (Urbana-PE) informou que toda frota conta com câmeras de segurança e equipamentos de monitoramento como o GPS e que a utilização de cartões eletrônicos para pagamento das passagens tem sido estimulada, de forma a reduzir o dinheiro que circula nos coletivos. O Sindicato destaca, no entanto, que o percentual de pagantes em espécie ainda é relevante, o que, segundo eles, torna o assalto ao coletivo mais atrativo. A Urbana disse ainda que vai procurar a Polícia Militar para "discutir formas de melhorar o monitoramento das ocorrências, colaborando com um melhor planejamento da ação policial para coibir as ações".

 

Veja abaixo as dicas da Polícia Militar para evitar assaltos em transportes coletivos:


- Evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados, especialmente à noite;

- Em ônibus com poucos passageiros, sente-se próximo ao motorista;

- Separe antes o valor da passagem, para não mostrar o dinheiro na hora na hora de pagar a condução;

- Dentro da condução, coloque a carteira, a bolsa, pacotes ou sacolas na frente do corpo.

Últimas notícias