TRÁFICO

Operação da PF destrói 60 mil pés de maconha no interior de Pernambuco e da Bahia

Com essa quantidade de plantas erradicadas, seria possível produzir 20 toneladas da droga

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/05/2016 às 9:03
Foto: Divulgação / Polícia Federal
Com essa quantidade de plantas erradicadas, seria possível produzir 20 toneladas da droga - FOTO: Foto: Divulgação / Polícia Federal
Leitura:

A Polícia Federal de Pernambuco divulgou nesta quinta-feira (19) resultados da primeira fase da Operação Cânhamo, uma ação realizada em conjunto com a Polícia Militar da Bahia que visa a diminuição do tráfico de drogas. De acordo com a polícia, pelo menos 60 mil pés de maconha foram erradicados em três cidades do interior pernambucano e baiano. Com essa quantidade de plantas destruídas, seria possível produzir 20 toneladas da droga.

Além dos 60 mil pés de planta erradicados, foram apreendidos ainda 20 mil mudas da planta e 6 quilos de maconha já pronta para consumo.

A operação erradicou plantações no munícipio de Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco, em Cabrobó, no Sertão. A maior parte das plantas foram destruídas em Várzea da Ema, localizada no Sertão da Bahia, onde foram erradicados cerca de 50 mil pés. Na região, dois homens foram detidos. 

Marcelo da Silva e José Laenson de Jesus, ambos agricultores, foram autuados em flagrante  pela prática contida no artigo 33, § 1º, II (semear ou cultivar sem autorização plantas que se constituam em matéria-prima para a preparação de drogas). Caso sejam condenados, os acusados podem cumprir penas que variam de cinco a 15 anos de reclusão. 

Os agricultores foram encaminhados para Cadeia Pública de Salgueiro, onde aguardarão julgamento.

GUERRA AO TRÁFICO - Somente neste ano, foram erradicados 170 mil pés de maconha em todo o Nordeste. No ano de 2015, 806 mil pés foram destruídos e mais de 280 toneladas da droga deixaram de ser produzidas. As operações são realizadas a cada quatro meses pela Polícia Federal, a fim de diminuir o tráfico de drogas na região.

Últimas notícias