INSEGURANÇA

Setúbal é alvo constante de assaltos

Reforço no policiamento e melhoria da iluminação no Lindu e arredores não estão inibindo a investida dos ladrões

Do PorAqui*
Cadastrado por
Do PorAqui*
Publicado em 01/09/2016 às 16:29
Imagem: Google Maps
Reforço no policiamento e melhoria da iluminação no Lindu e arredores não estão inibindo a investida dos ladrões - FOTO: Imagem: Google Maps
Leitura:

*O PorAqui é o aplicativo de notícias de bairro do Sistema Jornal do Commercio, uma parceria com a XARX, do Porto Digital. É uma plataforma colaborativa para falar de assuntos hiperlocais. O projeto experimental começou por Setúbal. Em breve, podemos estar também no seu bairro. Para baixar o app gratuito e cadastrar-se: Android e iOS. Sugestões e colaborações? [email protected] ou (81) 3413.6543.

 

O estacionamento externo do Parque Dona Lindu foi alvo de assalto. Uma mulher teve seus pertences levados debaixo de uma árvore. O caso aconteceu às 18h30, há uma semana, e foi testemunhado por moradores da R. Setúbal. As ruas Copacabana, Sá e Souza, Jequitinhonha, 20 de julho, Prof. Augusto Lins e Silva, Waldermar Nery registram assaltos diariamente.

Há alguns dias, um morador do bairro voltava do parque com a família, pela passarela de ferro recém-inaugurada, quando foi surpreendido por dois assaltantes, que estavam escondidos nas árvores. Por sorte, deu tempo de correr. Confira registro do dia (foto: colaboração dos moradores):

O reforço no policiamento em todo o bairro e a melhoria da iluminação no Lindu e também na Av. Visconde de Jequitinhonha não estão inibindo a investida dos ladrões. Isso porque a questão da segurança pública vai além de colocar mais viaturas nas ruas e luzes na cidade. A violência voltou com força a ser um problema no Estado, de recursos e de estratégia para investir em ações de prevenção capazes de reduzir a criminalidade.

Além de ser área nobre, Setúbal faz fronteira com outro município, Jaboatão dos Guararapes, o que facilita a fuga dos assaltantes. Afora isso, a área mais interna do bairro é limite entre entre o 19º e 6º Batalhão da Polícia Militar. Áreas de fronteira naturalmente ficam fragilizadas.

Os suspeitos chegam a ser conhecidos. Muitas vezes são pegos em flagrante, encaminhados para a delegacia, passam pela audiência de custódia, mas muitos são liberados e voltam a agir. Membros da Polícia Militar já afirmaram que há casos de prender a mesma pessoa dez vezes na localidade. 

Depoimentos - "Escutamos quase todos os dias relatos de assaltos ou tentativas de assaltos nas imediações do parque, que continua mal iluminado. Na verdade, as ocorrências não são só à noite, mas, na surdina, é bem mais fácil criar pânico nas vitimas", comenta uma moradores do bairro. 

"Por exemplo, na Jequitinhonha, colocaram LED na parte central, mas, na via local, passei há duas semanas e estava escuro, bem próximo ao parque. Por isso digo que as melhorias são pontuais. Há locais em que, se você passar à noite, você não sabe distinguir se é uma pessoa ou uma vegetação",  relata outro morador à reportagem.

"Do mesmo modo, na parada do restaurante Villa Setúbal, se for de manhã cedo, há risco de assaltos e fuga pelo Dona Lindu. Os policiais ficam na orla parados de bicicleta, na altura do sinal de pedestres", reclama uma outra setubalense.

Uma outra moradora do bairro dá um depoimento importante: "A bronca é que, das 7h até às 8h, está tendo a troca de turno. Como mudaram o local do batalhão (agora fica próximo ao RioMar), as viaturas da área estão demorando a chegar. Antes, entre 7h e 7h30 já tinha viatura na área. Esta semana mesmo, teve um homicídio em outro local e a viatura que deveria ter chegado às 7h30 veio chegar quase 9h. Setúbal ficou descoberto".

Polícia Militar - O subcomandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, o major Paulo Matos, lembra do recente reforço no policiamento da área, com novas viaturas, que até circularam por Setúbal. E destaca que, de domingo a domingo, há dois homens a pé (os "bonés laranjas") e dois de bike ou diciclos (veículos motorizados com duas rodas). Os turnos são das 8h às 15h e das 15h às 22h. Às 22h, o parque encerra as atividades apagando as luzes.

Aos domingos, dia de maior movimento na área, há ainda reforços do Derby para o Lindu, afirma o major. Matos defende o fechamento do equipamento com grades como medida de segurança, como é o Parque 13 de Maio e a Jaqueira, o que permitiria, na opinião dele, um controle do acesso. O subcomandante aproveita para lembrar aos organizadores de eventos no Lindu que é recomendável comunicar a programação com antecedência à polícia para que haja reforço.

"Diariamente as viaturas do Gati, ao iniciarem o turno, seguem logo para Setúbal", destaca o major, apontando que o batalhão tem feito o máximo de esforço para atender a área.

WhatsApp - A polícia tem trabalhado em parceria com os moradores através de um grupo de WhatsApp chamado Policiamento de Setúbal. Os homens das viaturas que cobrem o bairro, assim como o subcomandante, também participam ativamente. Juntos, já conseguiram prender alguns assaltantes e evitar investidas. Mas a atuação dos moradores vai além.

Por conta própria, eles têm elaborado o primeiro mapeamento da violência no bairro. Como Setúbal não é um bairro oficialmente (é uma localidade de Boa Viagem), as estatísticas ficam misturadas e não há como traçar um panorama específico. "As informações da comunidade são muito valiosas. Eles participam fazendo o serviço de investigação e monitoramento. A polícia não consegue estar 24h em todos os lugares", diz o major.

Através de pesquisas, o grupo já conseguiu identificar, por exemplo, que o número de crimes como o roubo aumenta em horários de chegada e saída de trabalhadores e estudantes da área: das 6h às 9h e das 17h às 20h. Ou seja, hoje é mais seguro andar de madrugada pelas ruas do que ir comprar pão na padaria no início da noite.

Segurança municipal -  O PorAqui entrou em contato com a Secretaria de Segurança Urbana da cidade para saber como funciona o policiamento municipal no Lindu, sobretudo à noite, e para saber da abrangência e localização das câmeras de segurança no parque. No bairro, circula a informação de que essas câmeras estariam desativadas. A reportagem solicitou que a prefeitura então mostrasse que os equipamentos estão ativos.

No entanto, a pasta, através da assessoria de imprensa, restringiu-se a informar que "as câmeras estão funcionando. Elas são dotadas de zoom de 400 metros, visão noturna e 360 graus de giro. As áreas dos estacionamentos são contempladas".

Emlurb - O PorAqui também fez contato com a Emlurb para saber se há previsão de mais reforço na iluminação no Lindu e arredores. A empresa informou que "vai verificar se há algum ponto de iluminação apagado na via, mas esclarece que já realizou um trabalho de revisão na área". Em junho, executou a manutenção do mecanismo das três torres mais altas do parque, compostas por 18 refletores no total. Na ação, houve a substituição de lâmpadas e reatores.

A Jequitinhonha, por sua vez, informou a Emlurb, passou por modernização e processo de melhoria da eficiência, com a implantação de 254 pontos em LED. Atualmente, o órgão também está realizando a recuperação estrutural e de manutenção do sistema elétrico das 161 torres de iluminação instaladas ao longo dos 7 km da orla. O investimento é de R$ 895 mil e a expectativa é de que seja finalizado em novembro.

Últimas notícias