JUSTIÇA FEDERAL

Através de trotes, golpistas se passam pela JFPE para roubar dinheiro

Os criminosos ligam ameaçando cortar a conta de energia de estabelecimentos

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 20/10/2017 às 16:21
Pixabay
A lei do Paraná sobre a proibição de trotes telefônicos direcionados a serviços de emergência é constitucional, segundo os ministros do STF - FOTO: Pixabay
Leitura:

Criminosos estão usando o nome da 4ª Vara Federal para promover golpes por meio de ligações telefônicas, nas quais ameaçam as vítimas dizendo que a energia elétrica será cortada por ordem judicial. De acordo com a Justiça Federal de Pernambuco (JFPE) os suspeitos atuam, inclusive ligando para empresas, como restaurantes, já que não podem de qualquer forma ficar sem energia. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (20).

Após a ligação, os golpistas fornecem o número de telefone como se pertencesse à 4ª Vara Federal que na verdade, que na verdade são atendidos por comparsas, caso a vítima queira confirmar as informações. Por fim, dizem o número da conta bancária para depósito e concedem um prazo para serem realizados antes que o relógio da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) seja removido.

A 4ª Vara Federal de Recife/PE esclarece que "tem competência exclusivamente criminal, não trata de cortes de energia, e as ligações telefônicas do teor acima referidos não partiram da referida Vara".

São feitas ligações telefônicas apenas diretamente à parte, por meio de seus Oficiais de Justiça, quando estes estão com mandados para cumprir, sendo que nesse caso sempre encaminham por whatsapp ou e-mail a cópia do mandado assinado, para que o interessado possa confirmar junto à 4ª Vara Federal, se o quiser, por meio do telefone disponibilizado no próprio site da Justiça Federal: www.jfpe.jus.br

Alerta

Nunca são feitas ligações para se solicitar qualquer tipo de depósito em dinheiro. A JFPE já acionou a Polícia Federal, para investigação do caso, com o fim de serem localizados e responsabilizados todos os envolvidos. A orientação é para quem receber ligações do tipo procurar a polícia.

Últimas notícias