Precariedade

Abrigo de idosos é fechado após denúncia de maus-tratos em Itapissuma

Segundo denúncia, abrigo não oferecia condições de funcionamento e atendia de forma precária

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/10/2018 às 19:28
Foto: Divulgação
Segundo denúncia, abrigo não oferecia condições de funcionamento e atendia de forma precária - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Um abrigo de idosos foi interditado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos na manhã desta terça-feira (23) em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo a denúncia, o abrigo Oiúma, que funciona na Estrada da Manguabeira, não oferecia condições de funcionamento e atendia de forma precária.

Ainda segundo a denúncia, o abrigo também possui diversas irregularidades, como explica o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo. "Identificamos a escassez de alimentos, uma situação de abandono em relação a essas pessoas idosas, porque vários deles não estavam com o devido acompanhamento médico", contou.

Segundo o secretário, um dos idosos precisou de uma ambulância para poder sair da instituição. "Desde o mês de fevereiro várias pessoas estavam sem ser acompanhadas. Uma dessas pessoas foi obrigada a ser acionada uma ambulância para ser retirada da instituição porque estava com escaras", detalhou. 

Uma equipe da Secretara de Justiça e Direitos Humanos identificou ainda uma idosa com a necessidade de cuidados médicos que precisava de transferência para uma unidade hospitalar.

Prazo

Um prazo de 30 dias foi dado para que a instituição corrija as irregularidades.

A ação foi realizada pela secretaria em parceria com a Polícia Civil, Ministério Público de Pernambuco, Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, Vigilância Sanitária, além do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município de Itapissuma. 

Últimas notícias