Grande Recife

Operação combate o tráfico de drogas em Paulista

Até o momento, dois homens foram presos, incluindo o líder da quadrilha, e mais de 50kg de drogas foram apreendidas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/12/2018 às 7:26
Foto: Divulgação/PCPE
Até o momento, dois homens foram presos, incluindo o líder da quadrilha, e mais de 50kg de drogas foram apreendidas - FOTO: Foto: Divulgação/PCPE
Leitura:

A Polícia Civil desencadeou na manhã desta sexta-feira (28), a 74º Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada "Cerca Trova II', em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O objetivo da ação é desarticular uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas.

As investigações da segunda fase da Cerca Trova foram inciadas em janeiro de 2018. Na ação, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão domiciliar. Até o momento, dois homens já foram presos, incluindo o líder da organização, e mais de 50kg de drogas foram apreendidas. 

"Encontramos a figura central, o gerente, o Luiz Henrique. Ele era o responsável por conseguir o entorpecente. Na casa dele, foi apreendido mais de 50kg de drogas", informou o Chefe da Polícia Civil, Joselito Amaral. "Ele já foi investigado pela Polícia Federal por tráfico internacional de drogas e todos os presos já possuem antecedentes criminais". 

Além do município de Paulista, a quadrilha atuava em Recife e Olinda. A Polícia Civil ainda acredita que o grupo praticava a venda de drogas em outros municípios. 

A Operação está sendo coordenada pela Diretoria de Inteligência Metropolitana (DIM), sob a presidência do Delegado Adyr Martens. Estão sendo empregados 50 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Sede do Grupo de Operações Especiais (GOE). Luiz Henrique está prestando depoimento. "Está sendo oferecido a contribuição, a delação premiada. Se ele não falar a origem da droga, ele responderá pela origem sozinho. Se ele falar, a investigação continuará", finalizou Joselito Amaral. 

Primeira fase da Operação Cerca Trova 

A primeira fase da Operação Cerca Trova foi realizada em outubro do ano de 2017 e foram cumpridos  61 ordens judiciais. Três quadrilhas foram desarticuladas com as operações, e o que mais chamou a atenção da Polícia foi o fato dos líderes comandarem as organizações criminosas de dentro dos presídios de Pernambuco. 

Conhecidos como Vado, Teta e Juaninha, os líderes das quadrilhas estão presos há muito tempo nos presídios de Igarassu e de Limoeiro, respectivamente, e como eles realizavam esse comando será investigado.

As organizações atuavam nos bairros do Janga, Pau Amarelo e Maranguape I e II, praticando homicídios, tráfico de drogas e venda ilegal de armas.

Últimas notícias