ZONA SUL

Segurança morre após ação criminosa contra carro-forte no Pina

Segundo testemunhas, quatro homens armados chegaram em um veículo e atiraram contra o carro-forte

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/02/2019 às 11:17
Foto: Divulgação/Sindicato dos Bancários de Pernambuco
Segundo testemunhas, quatro homens armados chegaram em um veículo e atiraram contra o carro-forte - FOTO: Foto: Divulgação/Sindicato dos Bancários de Pernambuco
Leitura:

Um carro-forte foi alvo de assaltantes na manhã desta quarta-feira (13), em frente a uma agência da Caixa Econômica Federal, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, um dos seguranças da empresa de transporte de valores foi morto durante a ação criminosa. Segundo a Secretaria de Defesa Social, um dos suspeitos, após ser ferido no confronto com os vigilantes, foi levado pela Polícia Militar à UPA da Imbiribeira. 

Testemunhas relatam que quatro homens armados chegaram em um veículo e deram início à ação, atirando contra o carro-forte. 

O vigilante José da Silveira Trajano, da empresa Preserve, foi baleado e morreu no local.

Por meio de nota, a Caixa relata que nenhum funcionário ou cliente foi ferido na ação, e lamenta a morte do segurança do carro-forte. A Agência não terá expediente no dia de hoje.

Veja vídeo da ação

Nota da SDS

"A Secretaria de Defesa Social informa que a Força-tarefa Bancos está atuando no caso da investida a um carro-forte na Avenida Herculano Bandeira desde o primeiro momento.

O fato ocorreu por volta das 10h, quando os vigilantes desceram do carro-forte com malotes para abastecer a unidade da Caixa Econômica Federal. Uma guarnição da Radiopatrulha foi acionada e conseguiu prender um suspeito, que tentava escapar. Ferido no confronto com os vigilantes, o suspeito foi levado pela PM para a UPA da Imbiribeira. Ele é foragido do sistema prisional e responde por vários crimes.

Equipes do 19º Batalhão da PM, com o apoio de unidades especializadas da Corporação, e equipes da delegacia de Roubos e Furtos, chefiada pelo delegado Vinicius Notari, estão em diligências na busca de pistas que levem aos outros integrantes da quadrilha.

Após o ocorrido, providências foram adotadas de modo a normalizar o fluxo e tranquilizar a população.

Integrada pelas polícias Civil, Militar, Científica e representantes dos bancos, entre outros órgãos, a Forta-Tarefa Bancos tem obtido resultados importantes na redução das investidas a instituições financeiras. Em janeiro de 2019, não houve nenhum roubo a carro-forte. O mês passado também não registrou casos de explosão a banco ou caixa eletrônico.

Também no primeiro mês do ano, cinco assaltantes de banco foram presos pelas polícias de Pernambuco. Em 2018, mais de 30 quadrilhas especializadas nesse tipo de ação foram desarticuladas".

Primeiro caso de 2019

Ainda de acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, este foi o primeiro assalto a carro-forte do ano. Em 2018, a entidade registrou 190 investidas criminosas a bancos ou correspondentes bancários.

Segundo o secretário de assuntos jurídicos do sindicato, João Rufino, os dados são baseados em informações repassadas pela imprensa. Para ele, os dados são alarmantes e apontam para uma defasagem nos números divulgados pela Secretária de Defesa Social (SDS). "Os dados da SDS continuam defasados. Nós não vemos redução de ocorrências", afirmou o Rufino.

Polícia Federal

Em nota, a Polícia Federal (PF) informou que uma equipe foi para o local, mas adiantou que as investigações deverão ficar sob responsabilidade da Polícia Civil, visto que, inicialmente, apenas a empresa de valores sofreu com os prejuízos. Confira a nota:

"Com relação ao episódio envolvendo a CEF da Herculano Bandeira – a Polícia Federal está indo para o local, mas ao que tudo indica – a investigação deverá ficar a cargo da Polícia Civil em virtude do prejuízo ter sido da Empresa de Segurança de Valores e a investida contra um carro forte."

Últimas notícias