CÂMERAS DE SEGURANÇA

Vídeo mostra momento em que bebê é levado do Imip

No vídeo, é possível ver a suspeita saindo do hospital com o recém-nascido nos braços

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/04/2019 às 11:35
Foto: Reprodução/TV Jornal
No vídeo, é possível ver a suspeita saindo do hospital com o recém-nascido nos braços - FOTO: Foto: Reprodução/TV Jornal
Leitura:

Câmeras de segurança registraram o momento em que Eliane Antonia de Oliveira, 47 anos, levou um bebê de 19 dias de vida do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, área central do Recife, no último sábado (20). No vídeo, é possível ver a suspeita saindo do hospital com o recém-nascido nos braços.

O pequeno Gabriel foi encontrado pela Polícia Civil na noite desse domingo (21) no bairro de Afogados, Zona Oeste da cidade, após uma denúncia anônima, com a mesma mulher que o levou da maternidade.

“Nunca perdi a esperança. Não achava que ele fosse aparecer tão rápido, mas Deus é muito bom”, disse a dona de casa Luana Maria da Silva, 30 anos, após reencontrar seu filho. “Agradeço a Deus pela mulher ter denunciado e eu ter achado meu filho. Eu estou muito feliz, não vou sair de perto dele nunca mais”, completou a dona de casa.

Sobre a suspeita, a mãe de Gabriel afirma que não guarda mágoa. “Desejo que ela tenha paz na vida dela e possa ter um filho e também, que pare de fazer isso com outras pessoas”, finaliza. Segundo testemunhas, a suspeita afirmou que era avó do menino quando saiu com ele do hospital.

De acordo com o delegado Cláudio Neto, Eliane Antonia procurou a unidade de saúde alegando que não estava se sentindo bem e, assim, teve acesso ao local onde estava o bebê. “Ela se fez de paciente, como se tivesse passando mal, para receber a pulseira (de identificação) e ter acesso ao estabelecimento”, afirmou o delegado.

Ainda segundo Cláudio Neto, a polícia chegou à suspeita após receber uma denúncia de uma pessoa que viu imagens de Eliane em um site. Ao identificar o endereço da mulher, policiais cercaram a casa e pediram para entrar na residência. No local estava, além da mulher e da criança, o esposo da suspeita, que, seguindo orientação policial, saiu do imóvel. Em coletiva na manhã desta segunda-feira (22), Cláudio Neto afirmou que Eliane “muito abalada e chorando, confessou (o crime). Ela alegou que havia perdido um filho recentemente e teria efetuado a subtração do bebê para suprir a carência.”

Cláudio Neto informou ainda que “se ficar comprovado que houve algum tipo de omissão (por parte do Imip), o hospital pode ser responsabilizado.” Procurado, o Imip limitou-se a dizer que “abriu uma sindicância interna” para apurar o caso e “toda a assistência está sendo garantida para a criança e sua mãe.”

Liberdade provisória

A suspeita estava detida na Central de Plantões da Capital (Ceplanc), no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife.  Em audiência de custódia, realizada na tarde desta segunda-feira (22), ela recebeu alvará de soltura pelo cometimento do crime de “subtrair criança ou adolescente ao poder de quem o tem sob sua guarda em virtude da lei ou ordem judicial, com o fim de colocação em lar substituto”, previsto no artigo 237 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Medidas cautelares

No período de concessão da liberdade provisória, sem fiança, Eliane cumprirá as seguintes medidas cautelares: comparecimento bimestral na justiça para justificar suas atividades; recolhimento domiciliar após às 22h; proibição de ausentar-se da cidade onde reside sem prévia autorização judicial.

 

Últimas notícias