'Facheiro II'

Polícia Federal erradica 271 mil pés de maconha no Sertão

De acordo com a PF, as plantações poderiam produzir 90 toneladas da droga

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 02/05/2019 às 11:48
Foto: Divulgação/PF
De acordo com a PF, as plantações poderiam produzir 90 toneladas da droga - FOTO: Foto: Divulgação/PF
Leitura:

Cerca de 271 mil pés de maconha foram destruídos pela Polícia Federal em municípios do Sertão de Pernambuco. A queima da droga foi realizada durante a operação Facheiro II, que tem o objetivo de reduzir a produção e a oferta da maconha. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (2).

De acordo com a PF, as plantações que poderiam produzir, ao todo, 90 toneladas de maconha, foram encontradas entre 19 e 30 de abril deste ano. Além dos 271 mil pés de maconha, também foram destruídos 104 plantios e 350 mil mudas da planta.  

As drogas foram encontradas, após um levantamento da PF, em algumas ilhas dos Rios São Francisco, em Orocó, Cabrobó, Belém de São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, além de Salgueiro, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Betânia, Parnamirim, Ibó e Floresta.

A PF também informou que as operações de erradicação de maconha em Pernambuco têm tirado o tempo de produção da droga, o que tem levado a importação da maconha para o Paraguai. A mudança tem sido mostrada pelo aumento de apreensões feitas pela polícia no país vizinho.

Facheiro

Nome dado à operação, Facheiro é uma planta da família das cactáceas e chega a atingir até dez metros de altura com ramificação verde-escuro e bastantes espinhos, ocorrendo nas caatingas dos estados do Nordeste.

Prisões

Durante a operação, dois homens suspeitos de tráfico e homicídio foram presos por policiais federais e militares. Segundo a PF, João Batista da Silva,42 anos, e Daniel Manoel Lopes da Silva,30, tinham contra eles mandados de prisão em aberto por vários crimes como tráfico de entorpecentes, assaltos a mão armada e homicídios na região. As prisões foram feitas no assentamento Virgulino Ferreira, localizado na Zona Rural de Serra Talhada, no Sertão do Estado.

Os suspeitos foram levados para a delegacia da Polícia Federal em Salgueiro, também no Sertão, onde foram interrogados e foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. João e Daniel foram apresentados em audiência de custódia e tiveram decretadas as prisões preventivas. Caso sejam condenados poderão pegar penas que variam de 5 a 18 anos de reclusão, além de multa. 

Últimas notícias