FACÇÃO CRIMINOSA

PF mira finanças do PCC e cumpre mandados em Pernambuco e mais 6 estados

Operação expediu 30 mandados de prisão e 55 de busca e apreensão contra os responsáveis por recolher e gerenciar o financiamento de crimes em todo o país

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/08/2019 às 8:26
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Operação expediu 30 mandados de prisão e 55 de busca e apreensão contra os responsáveis por recolher e gerenciar o financiamento de crimes em todo o país - FOTO: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Leitura:

Uma operação da Polícia Federal de Curitiba foi deflagrada, nesta terça-feira (06), com o intuito de desarticular o núcleo financeiro da facção criminosa conhecida como Primeiro Comando da Capital (PCC). A ‘Cravada’ expediu 30 mandados de prisão e 55 de busca e apreensão contra os responsáveis por recolher e gerenciar o financiamento de crimes em Pernambuco e nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre, Roraima e Minas Gerais.

Entenda como o núcleo funcionava

Os pagamentos, também chamados de 'rifas', eram repassados à Organização Criminosa por intermédio de diversas contas bancárias e de maneira intercalada, com uso de medidas para dificultar o rastreamento. Por isso, foram identificadas e bloqueadas mais de 400 contas bancárias suspeitas em todo o país.

A investigação indica a circulação de aproximadamente 1 milhão de reais por mês nas diversas contas utilizadas para pagar a aquisição de armas de fogo e de entorpecentes para a facção, além de providenciar transporte e manutenção da estadia de integrantes e familiares de membros da PCC em locais próximos a presídios.

Desdobramentos

A investigação teve início em fevereiro deste ano e ficou a cargo da Polícia Federal pelo caráter interestadual da facção.

Os investigados devem responder, na medida de suas participações, pelos crimes de Tráfico de Entorpecentes, Associação para o Tráfico, Organização Criminosa, entre outros. Dos 30 mandados de prisão, 8 serão cumpridos em presídios, sendo 3 em São Paulo, 1 no Mato Grosso do Sul e 4 no Paraná.

Últimas notícias