Presídio

Familiares fazem protesto após morte de detento no Complexo do Curado

Nesse sábado (25), um detento morreu e outros cinco ficaram feridos durante confusão no Frei Damião De Bozzano

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 26/01/2020 às 10:39
Foto: Edilson Alves/TV Jornal
Os policiais penais, antigos agentes penitenciários, são os responsáveis pela segurança das unidades prisionais do estado - FOTO: Foto: Edilson Alves/TV Jornal
Leitura:

Familiares dos detentos presos no Presídio Frei Damião De Bozzano, que faz parte do Complexo Prisional do Curado, Zona Oeste do Recife, protestam na manhã deste domingo (26) contra a suspensão da visita aos seus entes. A determinação veio após uma confusão no local deixar um morto e cinco feridos na tarde desse sábado (25).

Algumas esposas reivindicam pelo menos explicações da Secretaria de Defesa Social (SDS) do que está acontecendo. Há indícios de que feridos estejam dentro do presídio. A esposa de um dos detentos, que preferiu não se identificar, explicou a situação no local.

“A gente quer notícia do nosso esposo. Colocaram a gente para dentro, na visita normal, quando a gente entrou para visita botou a gente para fora de novo. Aí a gente saiu à base de bala”, disse a mulher.

As famílias, em protesto pela falta de informações, atearam fogo em pedaços de pau e sacolas de lixo para fechar a rua.

Foto: Edilson Alves/TV Jornal
Familiares dos detentos presos no Presídio Frei Damião De Bozzano fizeram protesto no domingo (26) - Foto: Edilson Alves/TV Jornal
Foto: Edilson Alves/TV Jornal
Presídio faz parte do Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife - Foto: Edilson Alves/TV Jornal
Foto: Edilson Alves/TV Jornal
O protesto foi contra a suspensão da visita aos seus entes - Foto: Edilson Alves/TV Jornal
Foto: Edilson Alves/TV Jornal
A determinação veio após uma confusão no local deixar um morto e cinco feridos - Foto: Edilson Alves/TV Jornal
Foto: Edilson Alves/TV Jornal
Algumas esposas reivindicam pelo menos explicações sobre o que está acontecendo no local - Foto: Edilson Alves/TV Jornal
Foto: Edilson Alves/TV Jornal
As famílias, em protesto pela falta de informações, atearam fogo em pedaços de pau e sacolas de lixo - Foto: Edilson Alves/TV Jornal

Resposta

A reportagem tenta contato com a Secretaria Executiva de Ressocialização para pedir seu posicionamento sobre o caso, mas até agora não obteve sucesso.

Briga deixa um morto

Uma confusão entre detentos do presídio Frei Damião de Bozzano, um dos três prédios do Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife, terminou com um reeducando morto e cinco feridos na manhã deste sábado (25). De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), o detento que veio a óbito se chamava John Lennon Brito da Silva.

Dos cinco feridos, três foram identificados como Jardeson Marconi da Silva, Wanderson José da Silva e José Remison Santos da Silva. Todos os envolvidos na briga foram socorridos e levados ao Hospital Otávio de Freitas no bairro do Sancho, também na Zona Oeste do Recife.

Investigação

Depois do atendimento médico, dois deles foram liberados e encaminhados à delegacia para posteriormente serem submetidos ao conselho disciplinar da unidade prisional. Três detentos permanecem internados no Otávio de Freitas, segundo a Seres.

A secretaria acionou a Polícia Civil e o Batalhão de Choque para controlar os detentos. A Seres informa que está averiguando os motivos que levaram à briga.

Últimas notícias