CRIMES

Suspeitos de cometer feminicídio e aborto na mira de operação em Pernambuco

Durante a ação, são cumpridos doze mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão domiciliar

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 30/01/2020 às 6:45
Foto ilustrativa: Diego Nigro/Acervo JC Imagem
Segundo relato da própria vítima, o companheiro a convidou para conversar no carro e depois a arrastou pela estrada - FOTO: Foto ilustrativa: Diego Nigro/Acervo JC Imagem
Leitura:

A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou na manhã desta quinta-feira (30) a operação 'Sweet River', que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa voltada para os crimes de feminicídio, aborto, ocultação de cadáver, ameaça, corrupção de menores e associação para o tráfico de drogas.

Durante a ação, são cumpridos doze mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão domiciliar, sendo cinco desses cumpridos nos presídios de Igarassu, Limoeiro e Petrolina, expedidos pela Vara do Júri da Comarca de Olinda.

Efetivo

A operação desta quinta é coordenada pela Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) e supervisionada pela Chefia de Polícia. Na execução, foram empregados 45 Policiais Civis, entre delegados, agentes e escrivães.

Investigação

A investigação começou em abril de 2018, e foram assessoradas Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL).

#UmaPorUma

A violência contra a mulher é constante e frequentemente acaba em tragédia. Existe uma história para contar por trás de cada feminicídio, em Pernambuco. O especial Uma por uma contou todas. Em 2018, o projeto mapeou onde as mataram, as motivações do crime, acompanharam a investigação e cobraram a punição dos culpados. Um banco de dados virtual, com os perfis de vítimas e agressores, além dos trágicos relatos que extrapolam a fotografia da cena do crime. Confira o especial #UmaPorUma.

2019 foi 4º ano com menos homicídios em Pernambuco desde o início do Pacto pela Vida

A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou, nessa quinta-feira (15), o balanço com os números de homicídios em Pernambuco em 2019. De acordo com a SDS, no último ano, foi registrada uma redução de 16,9% nos casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no comparativo com 2018, saindo de 4.173 vítimas para 3.466. Com isso, 2019 foi o quarto ano com menos homicídios desde a criação do programa Pacto Pela Vida, em 2007.

De acordo com os dados, em média, foram assassinadas nove pessoas por dia em Pernambuco. Segundo a Secretaria, essa é a segunda maior queda percentual desde em 2007, quando 4.591 pessoas foram assassinadas no Estado.

Últimas notícias