Zona da mata

Usina Catende vai a leilão público por R$ 100 milhões

Produtores de cana manifestam interesse pela aquisição do patrimônio, a fim de evitar fechamento da unidade industrial em Pernambuco

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 28/03/2012 às 17:58
Leitura:

Está confirmada a venda da Usina Catende, que deve ir a leilão na próxima sexta-feira (30), pelo valor mínimo de R$100,7 milhões, fixado pelo Banco do Brasil. De acordo com a decisão judicial, a fábrica não atende mais às necessidades sociais e econômicas e deve ter as atividades interrompidas. No entanto, a Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP) e o Sindicato dos Cultivadores de Cana (Sindicape) informam que se articularão junto ao Governo Estadual e Federal para criar as instituições adquirirem a usina para que as atividades da fábrica não sejam paralisadas.

Segundo o presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima, a perspectiva é de buscar parcerias para formar uma cooperativa de produtores de cana para gerir Catende. Por sinal, este cenário já havia sido debatido com dirigentes do Banco do Nordeste e representantes do Ministério de Agricultura no mês passado em uma reunião no Ceará. “Na época, tivemos total apoio do BNB, inclusive, sinalização positiva para uma possível liberação de recursos para assumirmos usinas que se encontram em dificuldade financeira, como, algumas localizadas no estado de Pernambuco e Ceará”, conta.

Mediante o desfecho do processo, o juiz determinou que o resultado seja repassado ao Ministério Público e que o Banco do Brasil seja intimado para tomar ciência e prestar o devido compromisso de leiloeiro. Também ficou estabelecido que a conclusão do processo deva chegar ao Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Catende, em face da necessidade de manutenção do ensino nas escolas que são administradas pela massa falida. E por fim, a informação também deve ser repassada à Policia Militar para a manutenção da segurança do parque industrial da Catende.

Últimas notícias