Ceará

Deputados aprovam medidas para combater crime no Ceará

Governo do Estado informou que as leis aprovadas serão sancionadas ainda neste domingo (13)

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 13/01/2019 às 13:28
José Cruz/ Agência Brasil
Governo do Estado informou que as leis aprovadas serão sancionadas ainda neste domingo (13) - FOTO: José Cruz/ Agência Brasil
Leitura:

O pacote de medidas proposto pelo governo do Ceará para combater o crime organizado no estado deverá entrar em vigor esta semana. Entre as medidas, estão a convocação de policiais militares que estão na reserva para o retorno ao trabalho; o aumento da quantidade de horas extras que possam ser pagas aos policiais civis e militares e bombeiros, para aumentar a força de trabalho; e a criação de lei que recompensa a população por informações que resultem na prevenção de atos criminosos e prisão de bandidos envolvidos nos crimes.

As medidas aprovadas em sessão extraordinária pela Assembleia Legislativa na noite de ontem (12). Em nota, o governo do estado disse que as leis aprovadas devem ser sancionadas ainda hoje (13) pelo governador Camilo Santana e já entram em vigor na data de publicação.

Ao todo, foram aprovadas nove medidas, sendo que três projetos alteram leis estaduais com objetivo de aumentar a jornada máxima de agentes penitenciários, policiais civis e policiais militares, respectivamente, observando o limite de 84 horas mensais, a título de Reforço Operacional Extraordinário.

Um projeto aprovado garante, nos próximos concursos públicos das polícias Civil, Militar e Bombeiros, que pelo menos 15% das vagas sejam destinadas às candidatas mulheres.

Outro projeto autoriza a reversão ao serviço ativo de militares que hoje estão na reserva remunerada. A matéria recebeu uma emenda, que estende a reversão também aos policiais civis, bombeiros e agentes penitenciários.

Também foi aprovado o pagamento de recompensa por informações que auxiliem os órgãos de segurança estaduais nas investigações criminais, e a proposta que autoriza a celebração pelo estado do Ceará de convênios com outras Unidades da Federação, objetivando o compartilhamento de pessoal na área da segurança.

Os deputados aprovaram ainda o projeto que cria o Banco de Dados Estadual de Informações de Veículos Desmontados e sobre restrições ao uso de áreas no entorno dos presídios do estado do Ceará. Foi criado ainda o Fundo de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (FSPDS).

Ataques

O Estado entrou neste domingo (13) no 12º dia seguido de ataques atribuídos a facções criminosas. Segundo o governo do estado, até a noite de ontem (12), haviam sido capturadas 335 pessoas e transferidos 39 chefes de grupos criminosos para presídios federais. Além disso, foram apreendidos explosivos e armas. Na tarde deste sábado (12) foram apreendidas cinco toneladas de explosivos em um depósito clandestino.

Últimas notícias