Aedes aegypti

Dengue aumenta 529% no Recife

Enquanto em janeiro do ano passado foram notificados 92 casos, esse ano já foram registradas 579 ocorrências

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 31/01/2012 às 8:40
Leitura:

O Recife caminha na contramão quando o assunto é o número de notificações de casos de dengue no Brasil este ano. Enquanto o País contabilizou diminuição de 60% nos registros da doença este mês, em relação ao mesmo período de 2011, a capital pernambucana já assinala aumento de 529% nesse intervalo. Passou de 92 casos em janeiro de 2011 para 579 nos primeiros 30 dias deste ano.

Para a Vigilância à Saúde da Prefeitura do Recife, o crescimento nas notificações de dengue tem um só motivo: as chuvas inesperadas do início do ano. Como janeiro tem registrado períodos chuvosos com sol forte, estaria criando ambiente perfeito para proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

“Estamos em um início de ano atípico, já que normalmente as chuvas chegam mais tarde. Mas com essas chuvas de janeiro e muito calor o Aedes aegypti se proliferou. Uma fêmea do mosquito pode picar até 300 pessoas, então imagine o estrago que pode fazer esse aumento na quantidade de mosquitos”, explicou a diretora de Vigilância à Saúde da cidade, Adeílza Ferraz.

Segundo ela, o tempo entre a eclosão do ovo até a larva virar mosquito é de dez dias. “Com essas chuvas e o calor, estamos observando que esse tempo está diminuindo para sete dias”, destacou. Adeílza Ferraz ressaltou que muitos dos casos notificados serão descartados, já que os sintomas de uma gripe – também comum em tempos quentes e chuvosos – podem ser confundidos com os da dengue.

Mas diante do clima desfavorável e do consequente aumento das notificações, a Prefeitura do Recife está intensificando as vistorias para eliminar possíveis focos de dengue. “Os agentes estão trabalhando este mês, de domingo a domingo, para poder visitar as casas que passam a semana fechada. Também é importante que as pessoas tirem dez minutos do dia para eliminar focos de dengue, ou seja, locais que possam armazenar água”, afirmou.

Para denunciar prováveis focos da doença, como cisternas sem tampa ou piscinas, os recifenses podem ligar para o telefone 0800-281-1520.

BRASIL - O coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, anunciou nesta segunda-feira (30) que o País registrou, em janeiro de 2011, 40 mil casos da doença, enquanto no mesmo período deste ano foram notificados 16 mil.

Segundo Coelho, em dezembro, o programa repassou R$ 97 milhões a 1.150 municípios para intensificar ações de combate à doença. No início de março, será feita uma avaliação das ações adotadas com esses recursos.

Últimas notícias