Bebês

Agamenon Magalhães pede doações de leite materno

Estoque da unidade está quase zerado

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 04/01/2013 às 10:18
Foto: Priscilla Buhr / JC Imagem
Estoque da unidade está quase zerado - FOTO: Foto: Priscilla Buhr / JC Imagem
Leitura:

O banco de leite do Hospital Agamenon Magalhães (HAM) começou o ano de 2013 em estado crítico. O estoque atual é de apenas 2,5 litros de leite materno. No entanto, diariamente a unidade precisa de pelo menos 5 litros do alimento para atender todos os bebês internados no hospital. Para reverter essa situação, o HAM pede que mães doem leite para a unidade.

De acordo com a coordenadora do banco de leite do HAM, Dulcinete Pinheiro, atualmente a unidade atende 19 prematuros na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e mais 14 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Como nosso estoque não é suficiente para atender todos esses bebês, estamos pedindo que as mães internadas no hospital doem leite", conta Dulcinete.

Para repor o estoque, o Agamenon Magalhães pede que mães com produção de leite façam doações. A coordenadora do banco de leite do HAM explica que muitas mães produzem mais leite do que o necessário para seus bebês, por isso não há prejuízo em doar o material.

Para doar, as mães só precisam fazer a coleta do leite e armazená-lo em potes de vidro com tampa de plástico no freezer. A equipe do banco de leite do HAM ainda lembra que, antes de receber o leite, os potes de vidro devem ser levados ao fogo e mantidos em fervura. O próprio hospital recolhe o material na casa das doadoras, basta agendar uma visita através do telefone 3184-1690.

"O bebê prematuro não tem os mesmos anticorpos que os adultos, por isso precisa dos nutrientes contidos no leite materno para sobreviver", lembra Dulcinete. Ela explica que os anticorpos presentes no alimento auxiliam no crescimento do bebê e funcionam como protetor para algumas doenças.

Últimas notícias