prevenção

Agentes recebem capacitação para diagnóstico da Leishmaniose canina em Paulista

A expectativa é de que as visitas para diagnóstico da doença comecem a ser realizadas no próximo mês

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 25/11/2013 às 12:33
Leitura:

Técnicos da vigilância Sanitária do município do Paulista participam, nesta segunda-feira (25), de um capacitação para a realização do diagnóstico da Leishmaniose Canina. O objetivo é identificar e evitar a proliferação da doença, que também pode ser transmitida ao ser humano. Após a capacitação, a expectativa é de que os agentes visitem residências para a realização de testes a partir do próximo mês. 

Cada teste durará em média 30 minutos e será feito exclusivamente em cães. A primeira localidade a receber visitas dos agentes será a região das praias, tendo em vista que a doença é comum em zonas litorâneas. A realização do exame será feita mediante autorização do proprietário do animal. 

ZOONOSE- A enfermidade é uma zoonose e pode ser transmitida pela picada de mosquitos. O agente causador da doença é o protozoário do gênero Leishmania. Além do ser humano, animais mamíferos silvestres e domésticos podem contrair a enfermidade. Alguns dos sintomas comuns à doença são lesões na pele e, em casos mais graves, prejuízo às mucosas do nariz e da boca.


Últimas notícias