SAÚDE

Oficina de lenços ajuda a elevar a autoestima de mulheres com câncer

Atividade é ministrada pela blogueira Guiong Lee Ribeiro da Silva

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 31/10/2014 às 6:00
Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Atividade é ministrada pela blogueira Guiong Lee Ribeiro da Silva - FOTO: Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Leitura:

Ao receber o diagnóstico de câncer de mama em outubro do ano passado, a blogueira Guiong Lee Ribeiro da Silva, 33 anos, decidiu que a melhor arma para vencer a doença seria seguir o tratamento com responsabilidade e abraçar uma imensa rede de solidariedade. Foi inspirada nesse pensamento que ela criou a campanha Lenços do Amor, que convida a população a doar lenços a quem está em tratamento no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). 

Ontem, durante a terceira edição do projeto, Guiong ministrou uma oficina em que ensinou várias formas de se usar lenços a mulheres que passam por quimioterapia. “Graças ao poder da internet, arrecadamos 265 turbantes para distribuir. Esse trabalho me ajuda a encarar melhor o tratamento, pois consigo ajudar outras mulheres”, diz a blogueira, que vê na campanha uma válvula de escape. 

E o trabalho para a próxima edição da oficina no HCP, que será em dezembro, já começou. “As pessoas interessadas em ajudar podem procurar as lojas Contém 1g e doar lenços. Também movimento meus amigos nas redes sociais e, dessa maneira, consigo uma boa quantidade de peças”, conta. Em março do ano que vem, ela termina o tratamento. “Ao me envolver com outras pacientes e apoiá-las, tenho forças para enfrentar todas as fases com esperança”, acrescenta Guiong Lee, que compartilha toda a sua experiência no blog que assina (leeahistoriadeumaguerreira.blogspot.com.br). 

A mastologista do HCP Denise Sobral ressalta que atitudes como a de Guiong Lee são fundamentais para enfrentar um tumor que muita gente enxerga como ameaça à essência da feminilidade. “Atividades como essa ajudam a aumentar a autoestima e a segurança da mulher que enfrenta o câncer de mama”, acredita a médica, que também aplaude as atividades da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Pernambuco – instituição filantrópica de apoio aos pacientes do HCP. A entidade desenvolve ações educacionais e recreativas, além de atividades de lazer e integração social.

Últimas notícias