O dia D+1 de mobilização contra a dengue e a chikungunya no Estado acontece neste sábado (7). Os gestores municipais foram incentivados a promover mutirões de limpeza urbana e atividades para os profissionais da área realizarem o diagnóstico e tratamento correto das doenças.
O dia faz parte de uma série de ações feitas pela Secretária de Saúde do Estado para combater as enfermidades. No último mês de novembro, a SES lançou o Plano de Contingência da Chikungunya e da Dengue 2015. Ao todo, serão investidos mais de R$ 6,6 milhões na compra de materiais, insumos e na capacitação de profissionais, entre médicos, enfermeiros de hospitais e UPAs, além de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Na área de mobilização social, estão sendo distribuídos à população e às unidades de saúde 4,2 milhões de cartazes e fluxogramas de atendimento aos pacientes, de folders e filipetas explicativos sobre a chikungunya e a dengue, além despots de rádio para os municípios. Também foram montados 12 Comitês Regionais de Mobilização para Enfrentamento da Dengue e da Febre Chikungunya, além do comitê central, com reuniões periódicas para avaliar a situação das doenças e os planos de atuação.
Em 2015, foram notificados 690 casos de dengue (69 confirmados), distribuídos em 54 municípios. No mesmo período de 2014, foram notificados 462 casos, confirmando 114 desses. Um óbito suspeito foi notificado e está em investigação. No mesmo período de 2014 houve a notificação de 07 óbitos suspeitos, sendo 05 confirmados. Durante todo o ano passado, foram notificados 18.468 casos de dengue (6.545 confirmados), distribuídos em 177 municípios. Do total de casos, 102 foram confirmados como dengue com agravamento. Em relação aos óbitos suspeitos, foram 65, com 36 confirmações.
Neste ano, foram notificados cinco casos suspeitos de chikungunya. Três já foram descartados, oriundos de Petrolina. Dois, de moradores do município de Jaboatão dos Guararapes, estão sob investigação. Todos são importados de outros Estados. Em 2014, foram notificados 23 casos de chikungunya, nenhum autóctone, sendo 06 casos na capital Recife e 08 casos na região metropolitana (01 em Abreu e Lima, 02 em Jaboatão dos Guararapes e 05 em Olinda), 01 caso na região do agreste (Caruaru) e 08 casos no sertão (06 em Petrolina, 01 em Serra Talhada e 01 em Terra Nova).
LACEN – O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) já está organizado para realizar os testes para confirmação de dengue e chikungunya. No caso da nova doença, são dois os testes que podem ser realizados no laboratório, localizado no Recife. Um deles (PCR) consegue confirmar os casos já no início da enfermidade (até o oitavodia). Além desse, há o exame sorológico para quando já há a infecção no paciente. No caso da dengue, todas as 12 Regionais de Saúde fazem a sorologia para confirmação da doença.