A dengue continua em disparada no Recife. O boletim divulgado há pouco, nesta tarde de quarta-feira (04/03), pela Secretaria Municipal do Recife, descarta a doença como causa da morte ocorrida no Vasco da Gama, Zona Norte, mas confirma 295 adoecimentos, aumento equivalente a 198% nas confirmações feitas no mesmo período do ano passado. São 1.632 casos suspeitos, 371% a mais que nos dois primeiros meses de 2014.
“O diagrama de controle já apontava a epidemia. É provável que mais pessoas estejam doentes”, diz Denise Oliveira, secretária-executiva de Vigilância à Saúde do Recife. Logo após o Carnaval a avaliação indicava aumento em menor escala: 150% nos registros confirmados.
No Estado, a avaliação atualizada com os registros de fevereiro aponta que a doença já cresceu 150% em relação ao mesmo período de 2014. Quatro mortes suspeitas estão sendo investigadas. “Ainda não temos uma epidemia generalizada, mas caminhamos para uma situação epidêmica”, explicou Claudiense Pontes, coordenadora do Programa de Controle da Dengue em Pernambuco. Das 185 localidades do Estado, 115 registram a doença este ano. Custódia e Recife iniciaram o ano com epidemia.
Entre os dias 4 de janeiro e 21 de fevereiro foram notificados 3.571 casos da doença (481 confirmações) no Estado, informa o boletim.