Saúde

Hanseníase e verminoses serão combatidas nas escolas da rede pública de PE

Campanha é voltada para estudantes entre 5 e 14 anos

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 11/08/2015 às 12:32
Foto: JC Imagem
Campanha é voltada para estudantes entre 5 e 14 anos - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

Alunos de escolas públicas de Pernambuco, com idades entre 5 e m 14 anos, vão passar por tratamento coletivo para geo-helmintiases e exames para detecção de hanseníase. A ação, que começou nesta segunda-feira (10) e segue até o dia 31 de outubro, faz parte da III Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses. A expectativa é que 645.121 estudantes sejam beneficiados em 3.449 escolas pernambucanas.

Os pais de alunos da rede pública de Pernambuco que se enquadrem na ação começarão a receber panfletos e informes com orientações sobre o trabalho e impressos para autorização. “A ideia é esclarecer sobre as doenças, orientando os pais e alunos sobre proteção e identificação dos principais sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato”, comentou a coordenadora do Programa de Hanseníase da SES, Raíssa Alencar.

 Durante a ação, as crianças e adolescentes serão tratados com o albendazol, usado no tratamento coletivo de verminoses e passarão por uma busca ativa de manchas para detecção de hanseníase nas crianças e adolescentes.

Com 2.536 novos casos de hanseníase diagnosticados em 2014, sendo 261 deles em crianças menores de 15 anos, Pernambuco detém 8% dos casos novos de hanseníase do Brasil, na população geral, e 12% dos casos em menores de 15 anos. Em 2013, foram 2.604 casos novos. Nos menores de 15 anos, foram 285 casos novos.

Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo, as geohelmintíases ou verminoses, podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento. Só em 2013, Pernambuco notificou 11.892 casos dessas doenças, enquanto em 2012, foram 13.676.

Últimas notícias