imunização

Meninas de 9 a 11 anos já podem tomar segunda dose de vacina contra o HPV

A vacina é quadrivalente, e protege contra os subtipos HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 01/09/2015 às 9:43
Foto: Fotos Públicas
A vacina é quadrivalente, e protege contra os subtipos HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo - FOTO: Foto: Fotos Públicas
Leitura:

Meninas com idades entre 9 e 11 anos já podem tomar a segunda dose da vacina contra o HPV. A imunização está disponível nos postos de saúde de todo o Estado e deve ser aplicada seis meses após a primeira. A meta, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, é vacinar, pelo menos, 80% do público alvo, que é composto por 242.840 garotas.

A vacina é quadrivalente, e protege contra os subtipos HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. “É nessa fase da vida que a vacinação proporciona níveis de anticorpos muito mais altos do que a imunidade natural produzida pela infecção do HPV. Por isso a importância de conscientizar os pais e responsáveis das meninas e jovens para completar o esquema vacinal”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI/PE), Ana Catarina de Melo.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, O câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente que acomete as mulheres no Brasil e faz, por ano, mais de 5 mil vítimas fatais. O vírus pode ser transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Além disso, também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. “Uma terceira dose será ministrada cinco anos após a primeira. É preciso completar o esquema paraficar imunizada”, ressalta Ana Catarina.

NÚMEROS - Mais de 139.191 meninas (57,31%) foram imunizadas durante a primeira fase da campanha contra o HPV, realizada no início deste ano. Em 2014, 241.655 garotas tomaram a primeira dose (101,04%) e 138.737 a segunda (57,90%). A Secretaria de Saúde alerta que as garotas com idades entre 9 e 11 anos que ainda não começaram o esquema vacinal devem procurar os postos de saúde para iniciar a imunização.

Últimas notícias