Saúde

Dia Mundial do Diabetes é comemorado com ação de saúde no Recife

A população poderá aproveitar atividades gratuitas oferecidas pela Secretaria de Saúde do Recife

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 13/11/2015 às 8:49
Arquivo/Agência Brasil
A população poderá aproveitar atividades gratuitas oferecidas pela Secretaria de Saúde do Recife - FOTO: Arquivo/Agência Brasil
Leitura:

O Parque 13 de Maio recebe nesta sexta-feira (13) um evento para lembrar a importância do Dia Mundial do Diabetes, celebrado sábado (14). Entre 6h30 e 9h30, a população poderá aproveitar atividades gratuitas oferecidas pela Secretaria de Saúde do Recife.

A primeira atividade é um aulão com profissionais de Educação Física, do Programa Academia da Cidade. Aferição de pressão arterial e teste de glicemia também serão alguns dos serviços oferecidos. A população receberá ainda materiais educativos com informações sobre como prevenir a doença. 

Na rede municipal de Saúde, atualmente, 29.687 pessoas têm diabetes tipo 2 – o mais comum entre os tipos da doença.

DIABETES

Especialistas alertam que o excesso de peso e o sedentarismo são as principais causas do diabetes tipo 2, que atinge 90% das pessoas com problemas em metabolizar a glicose. O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, João Eduardo Salles, desfaz o mito de que só os doces contribuem para o diabetes. “Não é o fato de comer doce que leva ao diabetes, é sim o fato de engordar e ser sedentário, independentemente de comer doce. Se está engordando o risco de diabetes é maior”, ressaltou Salles, ao acrescentar que com a idade o risco aumenta. Quem tem muita gordura concentrada na barriga também deve ficar atento e fazer exames, pois este é outro fator de risco. Nesta sexta-feira, a entidade promove ações de conscientização em todo o país.

Últimas notícias