ofensiva

Campanha de combate à tuberculose procura pacientes com sintomas da doença no Recife

Ao longo da semana, profissionais de saúde farão busca ativa dos sintomáticos respiratórios em todos os distritos sanitários da capital pernambucana

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 24/11/2015 às 11:04
Foto: Divulgação
Ao longo da semana, profissionais de saúde farão busca ativa dos sintomáticos respiratórios em todos os distritos sanitários da capital pernambucana - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

A Secretaria de Saúde do Recife realiza, até a próxima sexta-feira (27), a Campanha Municipal de Combate à Tuberculose. A iniciativa tem a proposta de identificar pessoas que apresentem sintomas da doença, que atinge cerca de 80 mil brasileiros por ano. O Dia D da campanha acontece na quarta-feira (25), na Praça da Independência (Praça do Diário), das 15h às 20h, com ações gratuitas de saúde. 

Ao longo da semana, profissionais de saúde farão busca ativa dos sintomáticos respiratórios em todos os distritos sanitários da capital pernambucana. “Pessoas com tosse por mais de três semanas, com secreção, são o nosso alvo, nas ruas. Quem se encaixar nesse grupo, vai ser convidado a fazer o teste do escarro”, explica Ariane Bezerra, coordenadora do Programa de Enfrentamento as Doenças Negligenciadas (Sanar) da Prefeitura do Recife.

No Dia D, serão oferecidos diversos serviços, entre eles a coleta de escarro das pessoas com sintomas, testes rápido de HIV, sífilis e hepatites e palestra sobre tuberculose. A ação é promovida em parceria com o governo do Estado.

NÚMEROS - Por ano, são registradas cerca de 4,6 mil mortes em decorrência de tuberculose no País. Pernambuco ocupa a quarta posição no ranking nacional em taxa de incidência e o segundo lugar em mortalidade. Na capital pernambucana, a taxa de incidência de tuberculose é de 102 casos por 100 mil habitantes em 2014, com taxa de mortalidade de 6,5 por 100 mil habitantes.

Últimas notícias