VÍRUS

Rússia anuncia primeiro caso de zika no país

Os familiares mais próximos da mulher infectada, que estava na República Dominicana, também estão em observação pelas autoridades sanitárias russas

Da ABr
Cadastrado por
Da ABr
Publicado em 15/02/2016 às 10:14
Foto: AFP
Os familiares mais próximos da mulher infectada, que estava na República Dominicana, também estão em observação pelas autoridades sanitárias russas - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A Rússia anunciou nesta segunda-feira (15) o primeiro caso de vírus zika no país, em uma mulher infectada na República Dominicana, onde passava férias.

De acordo com a agência estatal Rospotrebnadzor (Serviço Federal para Supervisão de Direitos do Consumidor e Bem Estar Humano), a mulher foi hospitalizada em Moscou e o seu estado é satisfatório. "As análises laboratoriais revelaram a presença do vírus Zika na paciente", explicou a mesma fonte.

Os familiares mais próximos da mulher infectada também estão em observação pelas autoridades sanitárias russas. O avião no qual a mulher regressou a Moscou foi desinfectado "para evitar riscos à saúde dos passageiros".

O vírus Zika foi detectado em cerca de 30 países da América Latina e Caribe. Em 1º de fevereiro, a Organização Mundial de Saúde declarou emergência de saúde internacional, devido à possível relação entre os casos de microcefalia em recém-nascidos registrados no Brasil com o vírus Zika.

Transmitido pela picada de mosquitos do Aedes aegypti, o Brasil é o país mais atingido no mundo pela epidemia de Zika, com três mortes confirmadas, seguindo pela Colômbia.

Últimas notícias