GUERRA AO MOSQUITO

Imóveis abandonados recebem ação de combate ao Aedes aegypti

Agentes de endemias acompanhados de chaveiros vistoriam os locais

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 29/02/2016 às 11:00
Foto: Margarida Azevedo/JC
Agentes de endemias acompanhados de chaveiros vistoriam os locais - FOTO: Foto: Margarida Azevedo/JC
Leitura:

Agentes de Vigilância Ambiental e Controle de Endemias do Recife começaram nesta segunda-feira (29) a visitar imóveis abandonados da cidade acompanhados por um chaveiro. A medida, que conta com uma parecer emitido pela secretaria de Assuntos Jurídicos, permitirá que os agentes entrem nos imóveis abandonados de forma compulsória e eliminem possíveis focos do mosquio Aedes agypti. O bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, é o primeiro a receber visita da equipe de agentes.

De acordo com a prefeitura do Recife, a situação de emergência decretada na cidade e o interesse público no combate ao mosquito trasmissor da febre chikungunya, do zika vírus e da dengue se colocam acima do interesse privado dos proprietários dos imóveis. Dessa forma, após visita na mesma localidade por 3 dias distintos, os agentes estão autorizados a entrar nos imóveis de forma forçada fazendo inclusive uso de equipamentos.



Nos casos em que não seja verificado o abandono do imóvel, mas que os proprietários dificultem ou impeçam o acesso dos agentes, a Procuradoria Judicial da secretaria de Assuntos Jurídicos do Recife fica responsável por tomar as providências para conseguir uma autorização judicial.


O trabalho dos agentes da Vigilância Ambiental conta com apoio de homens do exército e, além do bairro do Ibura, se estenderá aos oito distritos sanitários do Recife.

Últimas notícias