GRIPE

No Dia D de Vacinação contra a Gripe faltaram doses em alguns postos de saúde

Durante o expediente da manhã já estavam faltando doses em postos de Olinda

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 30/04/2016 às 12:46
Adriana Guarda/ Especial para o JC
Durante o expediente da manhã já estavam faltando doses em postos de Olinda - FOTO: Adriana Guarda/ Especial para o JC
Leitura:

O Dia D de Vacinação conta a gripe começou com movimento fraco nos postos de saúde do Recife, no início da manhã. Mas depois começaram a se formar filas em vários postos de saúde abastecidos por doses das vacinas que protegem contra três subtipos do vírus da gripe: A (H1N1), A (H3N2) e influenza B. Em Pernambuco, 2.400 postos atenderam a população. Segundo a secretaria Estadual de Saúde (Ses), na próxima segunda-feira (2) será divulgado um balanço da campanha de vacinação.

Em Olinda, faltaram doses da vacina em vários postos de saúde e a população precisou peregrinar para conseguir se imunizar. No posto do bairro de Amaro Branco, às 11h já havia acabado as 500 doses recebidas pela equipe. os técnicos de saúde no local tentavam explicar às pessoas que estavam aguardando outra remessa de 500 doses de vacina. 

A artesã Renilda Richlin, de 59 anos, conta que foi a três postos e não conseguiu se vacinar. "Moro na quarta estapa de Rio Doce e tive Hepatice C. Por isso estou no grupo das pessoas que precisam se vacinar. Estive em dois postos em Rio Doce e vim até aqui em Amaro Branco e recebi a informação que a vacina acabou também. Vou fazer uma quarta tentativa no Carmo", diz.

No Hiper de Casa Caiada, também em Olinda, uma fila enorme se formou desde o início do horário de abertura da campanha, às 8h. A equipe de saúde no local informou que a campanha de vacinação contra a gripe acontece todos os anos no local e sempre atrai muito público. 

Devem receber a dose da vacina crianças de 6 meses a cinco anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, idosos, profissionais de saúde, pessoas com doenças crônicas, jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional. A campanha segue até o próximo dia 20. Neste sábado os postos encerram a campanha às 17h.

 

Últimas notícias