Uva Passa

Uva passa estimula a sexualidade e ajuda a prevenir o câncer

O alimento polêmico ainda é mais potente do que a uva in natura, oferecendo as vitaminas A, B e K

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/11/2016 às 20:50
Foto: Reprodução
O alimento polêmico ainda é mais potente do que a uva in natura, oferecendo as vitaminas A, B e K - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Precisamos falar sobre a uva passa. Tem quem ame, quem odeie ou não se importe, mas o fato é que nutricionistas ouvidos pelo JC Online asseguram: elas ajudam a tratar problemas gastrointestinais, são uma boa fonte de energia, ajudam na saúde bucal, estimulam a sexualidade e ajudam até a prevenir o câncer. 

Um quilo de passas precisa de três quilos e meio de uva fresca para ser produzido. Isso a torna mais potente e benéfica do que o alimento natural, tirado do cacho, porque a produção remove toda a água e deixa apenas
as vitaminas A, B E K. 



 

"Pelo seu sabor um pouco doce, ela pode ser utilizada nos lanches no lugar de comer chocolates e doces. Qualquer pessoa pode comer, com exceção as que tem restrição ao açúcar, estas deveram tercautela ao consumi-las", afirma a nutricionista Barbarella Queiroz. 

 

Benefícios


1 -  Ação contra infecções: As substâncias chamadas fitonutrientes polifenólicos encontradas nas uvas passas tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianos. Esses efeitos podem ser convenientes para reduzir a possibilidade de febres e ação de bactérias.

2- Ajuda a prevenir o câncer: O antioxidante conhecido como catequina ajuda a proteger o organismo dos radicais livres, que causam o desenvolvimento de tumores, principalmente o câncer de cólon.

3- Estimula a sexualidade: O consumo regular de uva passa é um excelente estimulante sexual. Um aminoácido chamado arginina encontrado nas uvas passas ajuda a melhorar a libido.

4- Tratam a febre: isso é possível devido ao teor de ácidos orgânicos das uvas frescas, que oferecem todas as suas propriedades refrescantes para reduzir a febre.

5- Ajudam no cuidado dental: um dos componentes das uvas passas é o ácido oleanolico, que desempenha um papel fundamental na proteção dos dentes contra as cáries, a sensibilidade e a fragilidade dentária. Impedem o crescimento das principais bactérias responsáveis pelas cáries e pelo tártaro. Além disso, por tratar-se de um alimento com muito cálcio, evita rupturas ou danos no esmalte dos dentes.

6- Tratam a prisão de ventre: comer uvas passas é ideal para a constipação devido a suas propriedades laxantes suaves, seus ácidos orgânicos, a frutose e a pectina. Essa última substância ajuda a limpar o intestino.

7- Boas para a visão: Os fitonutrientes possuem também propriedades antioxidantes que ajuda a proteger os olhos dos radicais livres, que podem causar o desenvolvimento de doenças como a catarata, cegueira entre outros.

8- Excelente fonte de energia: elas contêm todos os nutrientes que a uva pode nos oferecer, porém, mais concentrados. Oferecem também um alto nível de carboidratos de absorção rápida e mais 70% de frutose. São recomendáveis para crianças e adolescentes, afinal, oferecem muita energia. Por esse mesmo motivo também são recomendáveis para atletas, pela grande carga de esforço físico diário que esse grupo de pessoas faz. Têm, por sua vez, um grande valor energético. Servem para tratar a anemia, pois oferecem ferro ao organismo, além de cobre e manganês.

 

 



Últimas notícias