CORRENTE DO BEM

Após campanha, menino que pediu insulina de aniversário recebe doações

Até agora, Kayky recebeu cinco doses do medicamento e dezenas de promessas de doações

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 11/05/2017 às 8:08
Foto: Luiz Pessoa/ JC Imagem
Até agora, Kayky recebeu cinco doses do medicamento e dezenas de promessas de doações - FOTO: Foto: Luiz Pessoa/ JC Imagem
Leitura:

“Desde cedo o telefone não parou de tocar.” A felicidade de Sandra Vasconcelos é a mesma estampada no rosto do sobrinho Kayky Rafael Vasconcelos da Silva, 13 anos, portador de diabetes tipo 1. Muito mais do o aniversário, ele comemorou ontem (10/05) a certeza de dias mais tranquilos. Após a reportagem publicada ontem no JC, cinco doses de insulina Lantus foram doadas ao estudante, que não recebe o medicamento na Farmácia de Pernambuco desde dezembro. A quantidade representa um mês e meio de alívio para a família.

As doses do medicamento foram um pedido de aniversário. “Minha mãe não tem condições de comprar, então eu pedi de presente. Meu videogame está quebrado, mas preciso mais do remédio”, argumentou o garoto. O depoimento emocionou muita gente – só ontem, foram cerca de 30 ligações e promessas de doações, até mesmo de fora do Estado. “Não estamos sozinhos no mundo e olhar para o próximo deveria fazer parte do nosso dia a dia. Fez mais bem a mim do que a ele”, contou a primeira doadora, que preferiu não se identificar.

Kayky mora com a mãe e o irmão de 16 anos no conjunto habitacional Dom Helder Camara, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. É com o salário de professora que Fabiana da Silva, 36 anos, sustenta a casa e as despesas com medicamentos. Portadora da mesma doença do filho, ela prioriza os cuidados com o pequeno. “Faço um tratamento que não é o adequado a mim para que não falte a Lantus para ele.”

LUTA

Apesar de ter garantido a medicação do próximo mês, a família continua lutando para que a insulina chegue aos dois mil pacientes cadastrados na farmácia do Estado. “É mais fácil investir na prevenção do que ter alguém dependendo do SUS com alguma doença decorrente da diabetes”, constatou Fabiana. Um ato do grupo de Mães de Diabéticos de Pernambuco está marcado para o dia 17, em frente à Secretaria Estadual de Saúde, no Bongi, Zona Oeste do Recife. O governo diz estar finalizando o processo licitatório da compra de 57.800 doses de insulina, e ainda não há prazo de entrega.

Para ajudar Kayky o telefone é (81) 99512-8412 (Sandra).

Últimas notícias