IMUNIZAÇÃO

No Recife, vacinas contra gripe não serão liberadas para público geral

Na capital pernambucana, as doses restantes da vacina só serão disponibilizadas à toda população após 100% do grupo prioritário ser vacinado

JC Online com agências
Cadastrado por
JC Online com agências
Publicado em 03/06/2019 às 8:06
Foto: Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem
Na primeira fase da campanha de vacinação contra gripe, até 15 de abril, serão contemplados idosos (a partir dos 60 anos) e trabalhadores de saúde - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem
Leitura:

A partir desta segunda-feira (3), toda a população pode se vacinar contra a gripe, inclusive quem faz parte do público prioritário e que ainda não se vacinou. Apesar disponíveis para o público em geral, o Ministério da Saúde informou que caberá aos municípios definir as estratégias de vacinação. No Recife e em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), as doses restantes só serão disponibilizadas à toda população após 100% do grupo prioritário ser vacinado. As cidades já vacinaram mais de 93% e 98%, respectivamente.

Já em Olinda, também na RMR, os moradores da cidade poderão procurar um dos 50 postos de vacinação distribuídos no município e receber uma das 6.500 doses disponíveis. Segundo a secretária executiva de Vigilância e Saúde de Olinda, Zelma Pessoa, as vacinas restantes serão destinadas, prioritariamente, à população olindense. "Olinda está priorizando a sua população neste primeiro momento. É justo que essa oportunidade de vacinação do público geral seja iniciada pela nossa população", afirmou. Zelma pediu ainda que, caso haja alguma pessoa que faça parte do grupo prioritário, mas que ainda não tenha recebido a vacina, procure um dos locais de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, e receba a imunização.

Público prioritário

Até a última sexta-feira (31), quando terminou a campanha nacional, quase 80% do público prioritário foi vacinado, o que representa 47,5 milhões de pessoas. Os grupos prioritários tiveram entre os dias 10 de abril e 31 de maio para se vacinar com exclusividade.

Durante esse período, foram priorizados 59,4 milhões de pessoas, entre elas, gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de profissionais de segurança e salvamento.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação vai continuar enquanto durarem os estoques da vacina.

Meta

Até agora, seis estados já bateram a meta de 90%: Amazonas (98,5%), Amapá (98,5%), Pernambuco (93,6%), Espírito Santo (91,3%), Rondônia (90,4%) e Maranhão (90%). Os estados com menor cobertura são: Rio de Janeiro (63,7%), Acre (73%) e São Paulo (73,1%).

Segundo o ministério, a escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) por serem grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença.

Últimas notícias