INVESTIGAÇÃO

Secretaria de Saúde investiga seis casos suspeitos de Sarampo em Pernambuco

Todos os jovens que estão com a suspeita da doença têm idades entre 16 e 19 anos

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 01/08/2019 às 19:27
Foto: Ricardo B. Labastier/ Arquivo JC Imagem
Todos os jovens que estão com a suspeita da doença têm idades entre 16 e 19 anos - FOTO: Foto: Ricardo B. Labastier/ Arquivo JC Imagem
Leitura:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) investiga seis possíveis casos de sarampo, todos em jovens com idades entre 16 e 19 anos, em três municípios pernambucanos. A pasta foi notificada no último dia 27, sobre um caso suspeito para a doença, de uma adolescente residente no município de Caruaru, no Agreste do Estado. Ela teria viajado com uma turma de jovens para Porto Seguro, na Bahia. Durante a investigação, outros cinco jovens (quatro que participaram da viagem e um que teve contato com os estudantes), também foram apontados como possíveis portadores do vírus.

Os casos, segundo a SES, estão concentrados em três municípios: três jovens vivem no Recife, dois em Caruaru e um em Olinda, na Região Metropolitana da capital. As vigilâncias epidemiológicas dos municípios, com o apoio da SES e das I e IV Gerências Regionais de Saúde (Geres), estão realizando bloqueios vacinais. Além de Recife, Olinda e Caruaru, a cidade de Bezerros, de onde eram parte dos estudantes, também está realizando busca ativa por pessoas que tiveram contato com os possíveis portadores da doença.

Excursão 

Ao todo, 182 jovens participaram da excursão para a cidade baiana, entre os dias 28 de junho e 1º de julho. Um dos monitores do grupo, segundo a secretaria, foi confirmado para sarampo. Os seis pernambucanos foram submetidos a coletas de materiais para análise no laboratório do Lacen-PE e pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, para confirmação da presença do vírus.

Últimas notícias