Vacinação

Recife tem mais de 150 postos de vacinação no Dia D contra o sarampo

Em Olinda, Região Metropolitana do Recife, 48 postos de vacinação fixos esperam pelas crianças no dia da campanha nacional

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/10/2019 às 13:04
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Vacinação - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Leitura:

O Dia D de Mobilização Nacional contra o Sarampo para crianças teve início neste sábado (19) às 8h da manhã na Capital Pernambucana. A abertura oficial da campanha aconteceu no Centro de saúde Francisco Pignatari, localizado no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Na Cidade, 150 postos já estão abastecidos com a vacina que é chamada de tríplice viral, que protege além do sarampo também contra a caxumba e rubéola.

Nesta etapa crianças de 6 meses e menos de 5 anos devem receber a imunização. Pernambuco possui 617 mil crianças com esta faixa etária. De acordo com o Secretário de Saúde do Estado, André Longo, a campanha é uma forma de chamar a atenção dos pais ou responsáveis para a importância da vacina. 

"Nós estamos mobilizando todos os municípios. [Temos] 2,5 Mil salas de vacinação, para que os pais e responsáveis possam ser acolhidos. Tragam os seus cartões de vacinação para que o profissional de saúde aqui no posto possa analisar esse cartão, ver se o filho precisa iniciar o esquema vacinal ou complementar o esquema vacinal", explicou André Longo. 

Ainda de acordo com o secretário, os pais ou responsáveis que tiverem dúvidas sobre a vacina, deve procurar o posto de saúde mais perto da sua casa. No Recife, 3 casos de sarampo foram confirmados neste ano e outros 78 estão sendo investigados.

Segundo o Secretário de Saúde do Recife, Jailson Côrrea, quanto mais gente de uma mesma região estiver vacinada, maior a dificuldade do vírus de se alastrar. "Quando a gente vacina muita gente na comunidade, a gente reduz, inclusive, o risco do vírus do sarampo circular. Então é importante que as pessoas atendam a esse chamado, a essa convocação". 

Os postos de saúde funcionam neste sábado até às 17h, mas as vacinas ficaram disponíveis até a próxima sexta-feira (25).

Recursos

Desde ontem (18), já foram disponibilizados R$ 103 milhões dos R$ 206 milhões anunciados pelo Ministério da Saúde, para que estados e municípios possam ampliar a cobertura vacinal, o controle de surtos e a interrupção da transmissão do sarampo, e outras doenças possíveis de imunização, em todo o país. O quantitativo já foi repassado aos Fundos Municipais de Saúde, de acordo com o tamanho da população de cada município.

O restante, segundo o Ministério, só será liberado mediante o cumprimento de duas metas impostas aos estados e municípios: alcançar 95% de cobertura vacinal da primeira dose da tríplice viral em crianças de 12 meses de idade e informar o estoque das vacinas de poliomielite, tríplice e pentavalente às Secretarias de Saúde dos Estados e ao Ministério da Saúde. “Esse ano ainda estamos fazendo um incentivo. Além de todo o recurso que a gente passa, estamos fazendo uma espécie de desafio. Como a meta é 95% [de cobertura vacinal], colocamos um recurso adicional. Além de pagar a vacina, além de mandar a vacina, vamos dar mais um reforço para compensar todo o esforço da coletividade”, disse o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

A campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi lançada no início deste mês e prioriza dois grupos. O primeiro vai de 7 a 25 de outubro e imuniza crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com o dia D de vacinação hoje (19). Já o segundo grupo, previsto para iniciar em 18 de novembro, será direcionada para adultos entre 20 e 29 anos que ainda não atualizaram a caderneta de vacinação. O Dia D para vacinação de pessoas dessa faixa etária será no dia 30 de novembro.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, do dia 7 de outubro até o início da tarde de quinta-feira (17), 9.773 crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade receberam a vacina tríplice viral na cidade de São Paulo, pois estavam com a carteira de vacinação incompleta.

Com informações da Rádio Jornal

Últimas notícias