Ação inédita

Aedes aegyptis estéreis lançados por drones no Recife para combater zika, dengue e chicungunha

Cerca de 350 mil mosquitos inférteis serão liberados no bairro de Brasília Teimosa

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/12/2019 às 22:46
Foto: Pixabay
Período maior em caso pode ser usado para manter ambientes limpos e evitar proliferação do mosquito - FOTO: Foto: Pixabay
Leitura:

O prefeito Geraldo Julio (PSB) vai lançar, na manhã desta sexta-feira (20), o Plano de Enfrentamento às Arboviroses 2020, na Unidade de Saúde da Família Bernard van Leer, em Brasília Teimosa. A principal novidade deste ano é a liberação dos mosquitos estéreis no ambiente, por terra e por drone, para reduzir a reprodução do inseto e, com isso, controlar a população do mosquito transmissor das arboviroses.

Realizada pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, a ação tem como objetivo reduzir o número de casos de arboviroses (doenças transmitidas por mosquitos, como o Aedes aegypti), entre elas dengue, chikungunya e zika.

Reconhecida por sua eficiência na erradicação e controle de diversos insetos e pragas ao redor do mundo, a Técnica do Inseto Estéril (TIE) é pioneira no Brasil para controle do Aedes Aegypti.

Quantidade de mosquitos liberados

Cerca de 350 mil mosquitos inférteis serão liberados no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, nesta primeira etapa da soltura, para depois serem soltos na Mangabeira, na Zona Norte do Recife.

Essas áreas foram escolhidas por critérios ambientais, epidemiológicos e entomológicos (estudo dos insetos). Nesses locais, foram instaladas Estações Disseminadoras (armadilhas para que o próprio Aedes espalhe larvicida), para reduzir a população de mosquitos antes de usar a técnica da esterilização.

Em Brasília Teimosa, a redução foi de 25% de Aedes aegypti e 80% de muriçoca (Cúlex Quinquefasciatus).

Últimas notícias