FÉRIAS

Brincadeiras ao ar livre estimulam o desenvolvimento de crianças

Os benefícios das brincadeiras ao ar livre são ainda maiores na primeira infância

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 17/01/2020 às 11:32
Foto: Leo Motta/ JC Imagem
Os benefícios das brincadeiras ao ar livre são ainda maiores na primeira infância - FOTO: Foto: Leo Motta/ JC Imagem
Leitura:

Um mundo cada vez mais digital, onde os espaços fechados são associados à segurança e proteção dos pequenos. A realidade em que vivem as crianças preocupa os especialistas. Isso porque brincar ou realizar atividades ao ar livre traz uma série de benefícios para a primeira infância, etapa da vida que vai de zero a seis anos de idade. O alerta é ainda mais importante no período de férias da criançada.

Uma cartilha lançada ano passado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) oferece orientações a profissionais da área, além de famílias e crianças. Entre as vantagens de brincar ou realizar outras atividades ao ar livre na primeira fase da vida estão a melhoria da força motora, do equilíbrio e da coordenação dos pequenos. A prática também aperfeiçoa a visão, ajuda o desenvolvimento cognitivo, emocional e educacional, integra a família, além de melhorar sintomas de depressão e prevenir o estresse tóxico na infância, segundo estudos.

"Não é algo que está mais no achismo, existem pesquisas clínicas que comprovam os benefícios da brincadeira para o aprendizado, desenvolvimento e socialização das crianças", pontua o pediatra Eduardo Jorge Fonseca, vice-presidente da Sociedade Pernambucana de Pediatria (Sopepe). Quando se fala em atividades ao ar livre, a importância é ainda maior. "Tomar sol é fundamental para a produção de vitamina D, que é importante para o crescimento. Além disso, brincadeiras ao ar livre estimulam a produção de seratonina, que melhora o humor e regula o sono. É comprovado que o sono está ligado ao aprendizado também", explica. 

Para o especialista, além do excesso de tempo dedicado aos eletrônicos, também preocupa que os pequenos tenham agendas muito cheias. "Hoje em dia os meninos e meninas têm inúmeras atividades no contraturno e a brincadeira acaba sendo deixada de lado. É preciso que haja um tempo na agenda para brincar. E não com brinquedos prontos. Uma caixa vazia estimula muito mais a imaginação do que algo que já vem de fábrica", indica. 

Tirar a filha de casa e do acesso aos eletrônicos é o que motiva a estudante Wellida Barbosa, 23 anos, a levar Sophia, de 3 anos, para parques do Recife frequentemente. “Se está em casa, só quer saber de telefone e tablet. Acho melhor para ela estar na rua, em contato com outras crianças, com a natureza. As férias são ótimas para isso”, afirmou ela, que vive em Igarassu, no Grande Recife, durante um passeio com a menina no Parque 13 de Maio, na área Central da capital.

A doméstica Fabiana Fidélis, 32, compartilha da opinião. A filha Fernanda, 3, adora os momentos ao ar livre. “Ela tem muita energia para gastar. Em casa, está sempre pulando de um lado para o outro. Por isso, quando trago para parques ou quando ela brinca na rua, é uma festa”, afirma.

OPÇÕES DE LAZER

No Recife, não faltam opções gratuitas para fazer a alegria da molecada. Entre os espaços públicos abertos à população, com atrações e estruturas voltadas para a primeira infância estão o Jardim Botânico, no bairro do Curado; o Econúcleo Jaqueira, no Parque da Jaqueira; além dos parques urbanos da Macaxeira, Santana, Jaqueira, 13 de Maio e Dona Lindu. Confira:

Jardim Botânico do Recife – O equipamento, com 40 anos de fundação, possui 10,7 hectares de Mata Atlântica e fica no Curado. O local - que funciona de terça a domingo, das 9h às 15h30, e figura entre os cinco melhores do Brasil, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente. Aos sábados e domingos sempre são oferecidas atividades como caminhadas ecológicas, brincadeiras, oficinas e atividades de cinema.

Econúcleo Jaqueira – Espaço de educação ambiental às margens do Rio Capibaribe, o local o Econúcleo Jaqueira funciona desde 2015 de quinta a domingo, das 9h às 17h. Ocupa um espaço projetado e construído com base nos preceitos da arquitetura sustentável e conta com uma sala multiuso, espaço para atividades externas, abriga ainda exposições, exibição de filmes e peças de teatro. Aos finais de semana oferece atividades gratuitas de trilhas ambientais, apresentações teatrais, oficinas ambientais e pocket shows para a criançada.

Parque Urbano da Macaxeira – Na Zona Norte, o destaque fica por conta dos Parques da Macaxeira e Santana, que contam com público médio de 4 mil e 3 mil pessoas por final de semana. No Parque da Macaxeira, que dispõe de 10 hectares de área, os visitantes podem desfrutar de parque infantil. Para os mais crescidinhos e adultos, a área oferece vários atrativos de desporto como campo de futebol, quadras poliesportivas, pista de skate, bicicross, cooper com 1.500 metros, ciclovia com 1.500 metros, anfiteatro, banheiros públicos e praça de alimentação .

Parque Santana Ariano Suassuna – Localizado no bairro de mesmo nome, o Parque Santana dispõe de uma área de 6 hectares e também dispõe de parques infantis. A área possui ainda campo de futebol, quadras poliesportivas, quadra de tênis, pista de skate, bicicross, cooper com 650m, ciclovia com 600m e 1000m, Academia do Recife e da Cidade, espaço de convivência e banheiros públicos.

Parque 13 de Maio – No coração da cidade, o mais democrático e longevo dos parques data de 1939 e fica no bairro de Santo Amaro. Com 7 hectares, o local se destaca pelo parque infantil e o mini zoológico, sua rica vegetação e o entorno com rico patrimônio histórico com prédios como a Câmara Municipal do Recife, a Faculdade de Direito do Recife, Assembleia Legislativa, Ginásio Pernambucano e a Biblioteca Pública de Pernambuco. O espaço dispõe ainda de pista de cooper, equipamentos de ginástica, Academia da Cidade, fonte e abriga algumas esculturas e bustos de pernambucanos ilustres.

Parque da Jaqueira - Inaugurado em 1985, o espaço possui área de, aproximadamente, 7 hectares e possui bastante brinquedos, inclusive acessíveis, destinada a crianças com necessidades especiais. Nele, as pessoas praticam diversas modalidades de esportes, como caminhada, ciclismo, yoga e ginástica aeróbica. Há também a prestação de serviços na área de saúde com aferição de pressão e avaliação médica.

Parque Dona Lindu – Maior espaço ao ar livre da Zona Sul, o Parque Dona Lindu tem área de 27 hectares, à beira-mar de Boa Viagem. O Parque possui parques infantis, quadra poliesportiva, pista de Cooper e skate, área de ginástica e descanso, além de abrigar o Teatro Luiz Mendonça e a Galeria Janete Costa.

Leia mais:

>> Brasil tem 24,3 milhões de crianças e adolescentes utilizando internet

Últimas notícias