Teatro Eva Hertz

Paula de Renor e Sandra Possani em afiado dueto

Atrizes reestreiam Duas mulheres em preto e branco

Bruno Albertim
Cadastrado por
Bruno Albertim
Publicado em 12/07/2013 às 6:00
Foto: Divulgação
Atrizes reestreiam Duas mulheres em preto e branco - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O texto é afiadíssimo. Mas esse é mesmo um espetáculo para quem comunga da premissa de que o teatro é, sobretudo, a arte do ator. Em cena, seguras, sólidas atrizes, a pernambucana Paula de Renor e a gaúcha Sandra Possani encampam um afinado jogo cênico. Dão corpo ao embate das duas mulheres cujas memórias e juventudes evocam a contracultura e a ditadura militar brasileiras concebidas por Ronaldo Correia de Brito.

 Com um rosário de boas críticas no currículo, Duas mulheres em preto e branco inicia temporada a partir de amanhã no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do RioMar Shopping.

Cearense radicado no Recife desde os tempos de sua faculdade de medicina, dono de um Prêmio São Paulo de Literatura por Galileia (2009), Ronaldo teve seu conto transcrito na íntegra para o palco.

 “A ideia era manter a forma literária para o teatro para experimentar outras possibilidades de linguagem. Percebemos que isso traz outra relação com o texto que está sendo dito e com a personagem com a qual contracenamos”, sublinha Paula de Renor, que também produz o espetáculo.

 Sob a direção do carioca Moacir Chaves, elas se alternam em jogos cênicos. Ora narradoras das histórias que vivem, ora em grande mimese psicológica com as personagens. Sempre com uma elegância e contição interpretativa no limite permanente da tensão e da ruptura. Sandra e Letícia, as duas mulheres em preto e branco nada incolores, são amigas desde as tenras idades: contemporâneas na faculdade sob os anos de ditadura militar, cresceram em vidas paralelas e quase tangenciais, construindo casamentos e carreiras profissionais. Com os anos estão rivalizando o mesmo homem e se descobrem emolduradas por relacionamentos insuspeitos entre si.

A narrativa se alterna entre o presente e as reminiscências. Segundo o próprio Ronaldo, “as referências ao passado são entremeadas de citações dos filmes de (Federico) Fellini e da música de Nino Rota”.

O cenário de Fernando Mello da Costa traz ambientes domésticos estruturados sobre uma plataforma e, coerentemente, vai se desconstruindo à medida em que as próprias personagens veem a fragilização de suas certezas emocionais.

É, enfim, nos vários aspectos, um espetáculo de maturidade e elegância cênicas – capaz de deixar as duas mulheres por alguns dias ecoando em nossas memórias.

A peça faz duas sessões aos sábados, às 18h e às 20h, e outra aos domingos, às 19h, sempre no Teatro Eva Herz. Em tempo: a primeira sessão de amanhã é apenas para convidados.

Espetáculo Duas mulheres em preto e branco – sábados, às 18h e 20h, e domingos, às 19h, até 11 de agosto. No Teatro Eva Herz (Livraria Cultura, RioMar Shopping .Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia), na bilheteria ou no site: www.ingresso.com. Mais informações: 3256-7500.

Últimas notícias