Dança

Oficina de dança explora a improvisação através do movimento

Curso ministrado pelo bailarino Sebastião Soares está com inscrições abertas

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 12/11/2014 às 12:06
Divulgação
Curso ministrado pelo bailarino Sebastião Soares está com inscrições abertas - FOTO: Divulgação
Leitura:

A oficina de criação "O corpo fora" tem como objetivo proporcionar ferramentas básicas para a composição através do movimento. Ministrada por Sebastião Soares, bailarino recifense radicado na Argentina, a oficina acontece a partir de segunda-feira (18), e segue por mais duas semanas, no Coletivo Sexto Andar. As inscrições vão até sexta-feira (14) via email.

Durante os encontros serão estudados vários exercícios de treinamentos físicos (Ioga, Pilates), combinados com elementos de algumas técnicas de dança contemporânea como Flying-Low, etc. A relação ator-expectador, indivíduo versus coletivo também será o foco da experimentação, através de pautas de improvisação, ritmo e contato, além de exercitar a própria atenção no trabalho grupal, ser o ator-espectador das relações fora do grupo e suas interações com o ambiente (a rua, os sons, cheiros, etc).

Sebastião Soares é formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco e aluno do mestrado em Crítica e Difusão das Artes no Instituto Universitario Nacional del Arte- IUNA, em Buenos Aires, Argentina. Iniciou suas atividades na dança na Escola Municipal de Frevo no Recife. Na mesma cidade estudou com Claudia São Bento na Cia dos Homens. Residente em Buenos Aires, estudou dança contemporânea com Viviana Iasparra (Técnica Iasparra), Edgardo Mercado (Flying-low), Eugenia Luis Esteves (Técnica mista) e Baldassarre (Biomecânica aplicada ao ballet). Participou de várias oficinas de movimento com coreógrafos como Toula Limnaios (Toula Limnaios Danz Theater-Alemanha), Luis Garay (Colômbia - Argentina) e Nicolas Poggi (Argentina). 

Criador d'O Homem que se casou consigo mesmo (dança-teatro); Parablanca (dança), Centro Cultural Borges, em Buenos Aires, 2009, Summer Camp (intervenção urbana, criação com Flávia Pinheiro), 2010-2011, Festival Territorio Abierto Buenos Aires, Festival Internacional de Dança do Recife 2011; Moeraki, obra produzida pelo VII Festival Buenos Aires Danza Contemporánea, 2012. Com o último trabalho, foi convidado para vários festivais na Argentina e ao Festival Outras Danças em Porto Alegre. Em 2014 realizou Oh! My second-hand life in Yugoslavia solo de dança contemporânea que fez parte do ciclo Manifiesto no Club Cultural Matienzo, Bueno Aires. Atualmente produz Este pequeño espacio entre los límites, espetáculo de dança, com estréia prevista para dezembro de 2014.

 

Últimas notícias