Oportunidade

Jovens pernambucanos vencem seleção nacional para aprenderem Teatro Musical

Durante uma semana, Raphael, Vinicius e Yane vão ter aula com grandes nomes da Broadway na cidade de Fortaleza

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 18/05/2016 às 12:35
Foto: Lalu Academia de Artes/Cortesia
Durante uma semana, Raphael, Vinicius e Yane vão ter aula com grandes nomes da Broadway na cidade de Fortaleza - FOTO: Foto: Lalu Academia de Artes/Cortesia
Leitura:

Que a magia do teatro é única, isso todo mundo sabe. Mas ainda há um caminho dessa área que os brasileiros estão tendo acesso aos poucos, de forma mais sofisticada: o Teatro Musical, modalidade que mescla a arte de interpretar, cantar e dançar para contar uma história. Os Estados Unidos conseguem ser um país de longa tradição no gênero, a ponto de ter um lugar exclusivo só para ele: a Broadway, que fica na cidade de Nova York. E é desse berço que virá algumas personalidades para a cidade de Fortaleza, para dividir seus conhecimentos com 60 jovens sortudos de todo o Brasil que se submeteram a uma seleção de canto e interpretação. E Pernambuco tem três representantes no evento Broadway Brasil, que pretende ser um start para disseminar a arte do teatro musical, principalmente no Nordeste.

Raphael Mota, Vinicius Barros e Yane Cordeiro não estão nesta lista por acaso. Eles são amigos em comum e compartilham a mesma paixão pelos musicais. E o lugar onde eles se encontram para trocar experiências e conhecimentos é a Lalu Academia de Artes, localizada no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda. A instituição, aberta em janeiro deste ano, tem sido pioneira no Grande Recife em apresentar a arte do Teatro Musical no estado.

Os três jovens de 21, 23 e 19 anos, respectivamente, foram selecionados para participar do evento Broadway Brasil, que busca desenvolver talentos locais e nacionais proporcionando de forma gratuita capacitação com profissionais de ponta do entretenimento nacional e internacional para incentivar o crescimento de artistas preparados para executar o gênero. E nesta segunda edição, os 60 jovens selecionados terão a oportunidade de aprender com grandes nomes nacionais do Teatro Musical, além dos estrangeiros Craig D'Amico, Dan Knechtges, Annette Tanner e o ator Alex Newell, conhecido no mundo inteiro por viver o personagem Unique, da série musical Glee.

O trio de representantes pernambucanos nesse evento está ansioso com esta grande oportunidade: "A felicidade foi imensa por saber que iria ter aulas com grandes nomes do Teatro Musical do Brasil e da Broadway", celebra Raphael, que também estuda Artes Cênicas na Universidade Federal de Pernambuco. Vinicius relembra como foi a trajetória de seleção: "Quando soube que eu tinha passado da primeira fase do processo seletivo, fiquei satisfeito porque a concorrência de fato era muito grande. Então veio a segunda parte, cantar e interpretar uma  música escolhida pela banca. Para nós, não residentes em Fortaleza, esse processo foi realizado através de vídeos. Portanto, usei os quatro dias que tinha pra trabalhar na música com bastante dedicação", contou. Para Yane, o momento é de alegria: "Estava muito ansiosa pelo resultado e quando soube fiquei extremamente feliz por passar em um projeto dessa magnitude, junto com meus dois amigos. Agora estou muito animada para estudar e aprender ao máximo com os excelentes profissionais do Teatro musical que irão ministrar o curso", comemorou.

Os três talentosos jovens de Pernambuco estarão em Fortaleza de 23 a 27 de maio no evento Brodway Brasil se apropriando de um conhecimento ainda pouco desenvolvido no Nordeste e no Recife. Eles representam um pequeno passo para o sucesso de um estilo teatral que, lentamente, vem aparecendo no país com mais força, talento e sofisticação.

Últimas notícias