PEÇA

Estreia mundial em Londres da primeira peça teatral de Harry Potter

O bruxo de óculos redondos sobe neste sábado (30) pela primeira vez aos palcos, em Londres, na peça ''Harry Potter e a Criança Amaldiçoada''

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 30/07/2016 às 12:59
Foto: DANIEL LEAL-OLIVAS / AFP
O bruxo de óculos redondos sobe neste sábado (30) pela primeira vez aos palcos, em Londres, na peça ''Harry Potter e a Criança Amaldiçoada'' - FOTO: Foto: DANIEL LEAL-OLIVAS / AFP
Leitura:

O bruxo de óculos redondos Harry Potter sobe neste sábado (30) pela primeira vez aos palcos, em Londres, na peça "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada", onde aparece como um herói adulto e pai de três crianças.

A peça, muito esperada, será apresentada no Palace Theatre, no West End, o bairro londrino dos teatros.

O roteiro em forma de livro, por sua vez, será lançado neste sábado às 23h00 no Reino Unido e no domingo nos Estados Unidos. Já a sua versão em português estará à venda no Brasil no dia 31 de outubro.

Dividido em duas partes de duas horas em meia, o espetáculo conta o que aconteceu 19 anos depois dos fatos relatados em "Harry Potter e as Relíquias da Morte", sétimo e último livro da saga da escritora britânica J. K. Rowling, lançado em 2007.

A peça foi preparada durante quase oito semanas de ensaios públicos em Londres. Os críticos, muito favoráveis, confirmaram que ela se tornará um sucesso comercial.

A autora disse em sua chegada ao teatro que estava muito feliz com a estreia, e expressou sua esperança de que um dia a obra estreie na Broadway nova-iorquina.

Os primeiros 175.000 ingressos foram vendidos em 24 horas em outubro passado, e o roteiro já é um sucesso de vendas antes mesmo de sua publicação, já que podia ser encomendado antes de sair à venda.

Embora os leitores tenham guardado a imagem daquele adolescente atormentado por seu passado e por seu combate ao malvado Lorde Voldemort, conhecido como 'Aquele que não deve ser nomeado', nesta obra, co-escrita por Rowling, pelo dramaturgo Jack Thorne e pelo diretor John Tiffany, Harry Potter é apresentado como um homem casado e pai de família.

Trabalhando no Ministério da Magia e casado com Gina Weasley, a irmã de seu fiel amigo Rony, o herói, com sua eterna cicatriz em forma de raio na testa, precisa enfrentar uma enorme ameaça. Além disso, a situação não é fácil dentro de casa, onde seu filho mais novo, Alvo Severo, lida muito mal com o pesado legado familiar dos Potter.

Ambos aprendem rapidamente que "às vezes, as trevas vêm de lugares inesperados", explicou a produção da obra.

"Nada parecido em décadas"

Embora o expectador possa reconhecer certos lugares citados nos livros, como Hogwarts, a escola de magia e bruxaria, a mudança de formato e a chegada de novos personagens provocarão muitas surpresas no público, que poderá reviver o fascínio da descoberta do universo de Harry Potter.

Apesar de os recém iniciados neste mundo conseguirem acompanhar sem muita dificuldade esta nova aventura, é melhor ter lido os livros para poder apreciar plenamente todas as sutilidades do roteiro, que navega alegremente entre a revisita da obra e as referências às histórias dos livros anteriores, que venderam mais de 450 milhões de exemplares em todo o mundo.

"O teatro britânico não viu nada parecido em décadas", afirmou nesta semana o jornal The Daily Telegraph em alusão à peça. Segundo o jornal, a obra "te prende, te comove, te cativa".

Para a revista americana Variety, a peça "enfeitiça": "Há vinte anos, Harry Potter converteu toda uma geração em adeptos da leitura. 'A criança amaldiçoada' pode fazer o mesmo com o teatro".

Últimas notícias