Stand-up Comedy

'Carroça de Quina' quer é fazer rir

Formado por humoristas experientes, o Carroça de Quina é o novo grupo de comédia de Pernambuco; conheça

JEFFERSON SOUSA
Cadastrado por
JEFFERSON SOUSA
Publicado em 12/09/2017 às 19:05
(Foto: Divulgação)
Formado por humoristas experientes, o Carroça de Quina é o novo grupo de comédia de Pernambuco; conheça - FOTO: (Foto: Divulgação)
Leitura:

Stand-up comedy, gênero humorístico norte-americano que exige comediantes não caracterizados usando textos próprios, está em crescimento intenso em Pernambuco. Com diversos locais da RMR oferecendo shows do meio, comediantes mais experientes se reinventam e ampliam suas possibilidades. É o caso da Carroça de Quina, o novo grupo de humor do Estado.

“Após uma apresentação dos cinco, Tibério deu a ideia de montar um grupo para realizar shows humorísticos diferentes. O stand-up não necessita de grupo, na verdade, na grande maioria das vezes ele é feito sozinho. Assim, pensando em fazer algo mais teatral, eu, Flávio Andrade, Renato Bartolomeu, Marcílio Rodrigues e o próprio Rafael Tibério montamos um show que apresenta ao público inovação semanal com qualidade e possibilita interação, nascendo o Carroça de Quina”, contou Gustavo Pardal.
Para gerar mais interesse e um melhor conteúdo ao público, o grupo estabeleceu uma exigência profissional para cada membro: ficar responsável por trazer pelo menos cinco minutos inéditos por semana, além de utilizar textos antigos mas ainda não expostos.

O clímax do espetáculo é o Sarahah. Manuseando o aplicativo homônimo de envio de mensagens anônimas, o momento consiste em abrir espaço para a plateia interagir com os comediantes mandando perguntas, criando desafios de temas livres e até subindo no palco e improvisando.

“Um dos intuitos dos textos de stand-up é fazer com que o público se identifique e se veja na história do comediante: ‘e se fosse eu ali?’ O nosso Sarahah firma esta ponte de interação, criando possibilidades de participações diretas no desenvolvimento da apresentação”, ressaltou Pardal.

“Nesse início, estamos investindo para crescer dentro do Nordeste, pois já temos show fechado em João Pessoa e estamos articulando em Caruaru, Maceió e Garanhuns. O plano é levar o nosso trabalho para todo o Brasil, com profissionalismo e, claro, muito humor”, destacou Renato Bartolomeu.

INTEGRANTES

Gustavo Pardal é integrante do grupo Os Ideais da Comédia e iniciou a carreira como humorista em 2008. Na televisão, foi finalista do Campeonato Brasileiro de Stand up Comedy e vencedor do Maratona do Humor, ambos do programa Tudo É Possível, da Rede Record. Em 2014 foi finalista do Prêmio Multishow de Humor. Além das competições, o comediante já participou do Programa do Gugu, Tudo a Ver e Programa da Tarde. Atualmente viaja pelo Brasil com seu show solo Olha o Passarinho.

Renato Bartolomeu entrou para o stand-up em 2008. Já em 2009 foi um dos criadores do grupo Os Ideais da Comédia, do qual faz parte até hoje. No ano de 2012 se tornou convidado fixo do grupo Tripé da Comédia, além de ser o vencedor da etapa Nordeste do Risadaria, representando a região no 2º Campeonato Brasileiro de Stand up Comedy, realizado em São Paulo. Hoje, após mais de cem shows efetuados nos principais palcos do Nordeste só este ano, é o apresentador da noite de stand-up mais tradicional da região, a Quarta do Riso – que acontece toda quarta, no Camaleão Bar.

Flávio Andrade é ator profissional e tem sete anos de carreira como humorista. Além de ser conhecido por dar vida ao personagem Seu Botelho, ele atuou em espetáculos que vão da comédia ao drama. Em 2015 foi semifinalista do Prêmio Multishow de Humor e já levou seu show a cidades como Rio de Janeiro, Maceió, Fortaleza, João Pessoa, dentre outras.

Rafael Tibério, co-criador do canal Quero Nem Idéia, da produtora QNI Produções, começou no stand-up em 2014 e de lá pra cá foi conquistando público fixo no cenário pernambucano.

Marcílio Rodrigues é um comediante popular das noites da Região Metropolitana do Recife. Responsável por organizar campeonatos de stand-up para revelar novos artistas do gênero, ele tem diversas apresentações no Norte e Nordeste em seu currículo.

Últimas notícias