Biográfico

Marcelo Miguel apresenta a peça 'Pilar' no CCBA

Trabalho articula as memórias da infância do ator brasileiro radicado na Alemanha

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 05/12/2019 às 13:24
Eva Wolski/Divulgação
Trabalho articula as memórias da infância do ator brasileiro radicado na Alemanha - FOTO: Eva Wolski/Divulgação
Leitura:

O ator Marcelo Miguel, que reside em Freiburg (Alemanha), apresenta gratuitamente o espetáculo Pilar, dia 5 de dezembro, às 19h, no Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA). O trabalho começou a ser concebido com o diretor suíço Daniel Wahl em 2015, após a morte do pai do artista, e aborda suas memórias afetivas e também a trajetória de sua família.

“Nunca tinha feito um trabalho biográfico e foi um desafio. Acessei memórias que a princípio eu nem me recordava. No processo, percebi que o trabalho juntava muitas pontas da trajetória da minha família, como o percurso dos meus pais. Minha mãe é pernambucana e se estabeleceu com meu pai em São Paulo, onde ele tinha um bar. E foi nesse espaço que começou minha história, onde presenciei muita coisa e teatralizei outras”, lembra.

GEOGRAFIA AFETIVA

Marcelo, que vive há 17 anos na Alemanha, conta que ter a oportunidade de apresentar a peça no Brasil tem revelado novas camadas do projeto. Ele se diz particularmente feliz em apresentar-se em Pernambuco, refazendo uma cartografia afetiva de sua árvore genealógica.

“Este espetáculo trabalha muito com imagens e dá espaço para as pessoas criarem suas impressões. Na Alemanha, há uma construção um pouco exótica do que seria o Brasil. Aqui, tenho percebido uma identificação com a história. Por exemplo, minha mãe sempre cantava Luiz Gonzaga ao nos colocar para dormir. Aqui, tocar essas músicas ganha um significado especial porque as pessoas partilham de alguma forma desta memória”, enfatiza.

Além do Recife, ele, que também já passou por cidades do Sul e Sudeste, se apresentará em Paudalho, João Pessoa, e terminará sua turnê pelo Brasil em Vitória de Santo Antão, cidade de origem de sua mãe. A sessão acontecerá dia 15 de dezembro.

Últimas notícias