Clássicos

'Grandes Encontros da MPB' inicia temporada no Teatro RioMar

Musical teatralizado tem apresentações de 8 a 10 de janeiro

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/01/2020 às 10:24
Caio Gallucci/Divulgação
Musical teatralizado tem apresentações de 8 a 10 de janeiro - FOTO: Caio Gallucci/Divulgação
Leitura:

A Música Popular Brasileira – e toda a abrangência que este termo abarca – é celebrada no show teatralizado Grandes Encontros da MPB, obra que ganha sessões de 8 a 10 de janeiro, sempre às 21h, no Teatro RioMar. No espetáculo, canções que fazem parte da identidade nacional são destaque e enfatizam o talento dos nossos compositores, especialmente a química das parcerias que resultaram em clássicos.

Dirigido por Sergio Módena, o trabalho tem roteiro de Pedro Brício e faz um apanhado do repertório da MPB a partir da década de 1960, quando o estilo musical, como o conhecemos, se desenvolveu. Resultado das junções da Bossa Nova com outros ritmos nacionais, sem, necessariamente se encaixar em nenhum deles, tornou-se um termo guarda-chuva que possibilitou a expansão das possibilidades criativas.

No espetáculo, são enfatizadas parcerias na música brasileira, como Se Todos Fossem Iguais a Você, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Beatriz, de Chico Buarque e Edu Lobo; É Proibido Fumar, de Roberto e Erasmo Carlos Sociedade Alternativa, de Raul Seixas e Paulo Coelho; e ainda Titãs, Barão Vermelho, Tim Maia, Paralamas, Blitz, entre tantos outros.

O elenco, formado por Ariane Souza, Bruna Pazinato, Édio Nunes, Franco Kuster, Júlia Gorman e Thiago Machado, conta, a partir de depoimentos descontraídos, a história dessas parcerias, além de curiosidades, como um grande passeio pela história da música nacional. Uma das passagens aborda o período de exílio de Caetano Veloso e Gilberto Gil durante a ditadura militar instaurada após o golpe de 1964.

PARCERIAS

Como um grande convite para o público cantar junto, estarão no repertório ainda canções do Clube da Esquina, de Milton Nascimento, de Elba Ramalho, Alceu Valença, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo, o samba com Clementina de Jesus, Cartola, Nelson Cavaquinho e Beth Carvalho, entre outros. Chico Science a Nação Zumbi estão presentes no repertório, assim como Johnny Hooker, que aparece com Flutua, parceria com Liniker.

O musical conta ainda com figurino assinado por de Karen Brustollin, com elementos de pop art e circenses, confeccionados de forma artesanal.

Últimas notícias