COLETIVA

Jonathas de Andrade participa de exposição no Guggenheim

Mostra no museu nova-iorquino é composta por obras de 37 latino-americanos

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 11/06/2014 às 6:12
Divulgação
Mostra no museu nova-iorquino é composta por obras de 37 latino-americanos - FOTO: Divulgação
Leitura:

A exposição Sob o mesmo sol: Arte da América Latina hoje, que será aberta nesta sexta-feira (13/6), no Museu Guggenheim, em Nova Iorque, é composta por obras de 37 latino-americanos. Entre eles, há cinco brasileiros escolhidos pelo curador mexicano Pablo León de la Barra e um deles é o alagoano radicado no Recife Jonathas de Andrade. Nome de mostras como a Bienal São Paulo, o artista participa com a instalação Cartazes para o Museu do Homem do Nordeste.

Pablo é curador do projeto Guggenheim UBS MAP para a América Latina e esta exposição marca a segunda fase da iniciativa Guggenheim UBS MAP Global Art Initiative (são três ao todo). Os outros brasileiros do recorte são Adriano Costa (SP), Erika Verzutti (SP), Tamar Guimarães (MG) e Rivane Neuenschwander (MG). Também participam da exposição coletiva artistas da Argentina, da Bolívia, do Chile, da Colômbia, da Costa Rica, de Cuba, do Equador, da Guatemala, de Honduras, do México, do Panamá, do Peru, de Porto Rico, do Uruguai e da Venezuela. Depois da mostra, as obras selecionadas passarão a fazer parte do acervo permanente do Guggenheim.

A instalação Cartazes para o Museu do Homem do Nordeste (2013) faz pensar sobre a formação da identidade. A obra é composta por 77 cartazes e também displays, folhas de acetato com anotações e reproduções de classificados de jornal com os anúncios que Jonathas publicou entre 2012 e 2013. Os textos anunciavam uma busca por trabalhadores que topassem posar para o cartaz do Museu do Homem do Nordeste. Quando os interessados entravam em contato, o artista conversava sobre o convite e como cada um deles "se imaginava representando a região a partir de seu próprio repertório de vida".

O texto completo está no Caderno C desta terça-feira (11/6), no Jornal do Commercio.

 

Últimas notícias