VÁRZEA

Obras de mestres da gravura chegam ao Instituto Ricardo Brennand

Exposição faz parte da programação do 1º Simpósio Internacional Coleções e Colecionismo: Práticas e Narrativas na Contemporaneidade

Eugênia Bezerra
Cadastrado por
Eugênia Bezerra
Publicado em 20/11/2014 às 7:39
Divulgação
FOTO: Divulgação
Leitura:
Divulgação
Albrecht Dürer - "Adão e Eva" - Divulgação
Divulgação
Egidio Rousselet - "Sainct Michel victorieux du Demon" - Divulgação
Divulgação
Goya y Lucientes - "Disparate volante" - Divulgação
Divulgação
Heinrich Aldegrever - "O mestre de cerimônias" - Divulgação
Divulgação
Jacques Callot - "O suplício da forca" - Divulgação
Divulgação
Lucas van Leyden - "Os músicos" - Divulgação
Divulgação
Piranesi - "Le Antichitá romane" (prancha LI) - Divulgação
Divulgação
Piranesi - "Le Carcere d'invenzione" (prancha VIII) - Divulgação
Divulgação
Rembrandt - "A leitora" - Divulgação
Divulgação
Rembrandt - "Autorretrato desenhando junto" - Divulgação
Divulgação
Rembrandt - "O ministro Jan Cornelis Sylvius" - Divulgação
Divulgação
William Hogarth - "The Bench" - Divulgação




Parte da coleção de gravuras da Fundação Biblioteca Nacional ficará no Recife por alguns meses. As 144 obras foram selecionadas entre os 30 mil trabalhos do acervo com a curadoria de Fernanda Terra. Elas compõem a exposição Mestres da gravura, inaugurada nesta quinta-feira (20/11), às 19h, no Instituto Ricardo Brennand (IRB). A mostra faz parte do 1º Simpósio Internacional Coleções e Colecionismo: Práticas e Narrativas na Contemporaneidade, promovido no mesmo local este fim de semana.

"Ao ter acesso ao acervo e aos trabalhos nos anais da biblioteca percebi determinados recortes que já estavam feitos, conjuntos por gravadores, por escolas. Comecei a vislumbrar a organização de coleções regionais. Foi assim que surgiu a primeira ideia de separar as obras dos gravadores por região, com obras representativas de cada uma", esclarece Fernanda sobre o início da pesquisa no vasto acervo.


Albrecht Dürer (Alemanha), Rembrandt (Holanda), Jacques Callot (França), Francisco de Goya (Espanha) e William Hogarth (Inglaterra) são alguns dos 64 artistas representados na mostra. As criações estão distribuídas entre os núcleos alemão, espanhol, flamengo, francês,holandês, inglês, italiano e português. "O período de criação das gravuras vai do século 15 até o final do século 18. As pessoas podem ver a evolução das técnicas das gravuras. Organizamos as obras por ordem cronológica de acordo com o nascimento dos gravadores", explica Fernanda.

"Cada coleção desta tem um destaque. Por exemplo: na alemã temos Dürer, um dos maiores gravadores de todos os tempos. A gente tem aqui a série sobre o Apocalipse. São gravuras feitas com o entalhe na madeira, a técnica da xilogravura. O Apocalipse é uma das mais belas que você encontra na face da Terra. Ele grava na madeira de um jeito que parece metal, mas não é", celebra a curadora.

O texto completo está no Caderno C desta quinta-feira (20/11), no Jornal do Commercio.

 



Últimas notícias