Artes Plásticas

Tomie Ohtake em estado grave

Após parada cardíaca, artista está internada em São Paulo

Adriana Pimentel Victor
Cadastrado por
Adriana Pimentel Victor
Publicado em 11/02/2015 às 19:05
Agência Estado
Após parada cardíaca, artista está internada em São Paulo - FOTO: Agência Estado
Leitura:

SÃO PAULO, SP - Depois de sofrer uma parada cardíaca na manhã desta terça (10), a artista plástica Tomie Ohtake, 101 anos, está em estado grave na UTI do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ela está internada desde 2 de fevereiro por causa de uma pneumonia. Ela receberia alta na terça (10), mas engasgou no café da manhã, teve uma broncoaspiração (aspirou conteúdo gástrico) e logo depois sofreu a parada cardíaca. 

Tomie respira agora com a ajuda de aparelhos, enquanto médicos tentam sanar seus problemas pulmonares. Segundo a família da artista, seu estado de saúde é grave. 

Uma das figuras mais relevantes da história da arte brasileira, ao longo de seis décadas de carreira Tomie criou, entre o gesto e a geometria, um vocabulário único, calcado na relação entre a forma e a cor. 

Tomie Ohtake nasceu em Kyoto (Japão) e se mudou para São Paulo em 1936. Começou a pintar nos anos 1950, quando ainda seguia o estilo figurativo em voga entre outros artistas vindos do Japão reunidos no grupo Seibi, que tentava escapar aos rigores da arte acadêmica, embora permanecesse fiel a gêneros clássicos na pintura. Ela despontou na cena artística do país nos anos 1960.

 

 

Últimas notícias