DEBATES

Encontro sobre crítica de arte ocorre no Recife

Evento é promovido pelo Instituto Cultural Raul Córdula em parceria com a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA)

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 24/03/2015 às 6:39
Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Evento é promovido pelo Instituto Cultural Raul Córdula em parceria com a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) - FOTO: Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Leitura:

A crítica de arte é o mote de um encontro que reúne no Recife, a partir desta quarta-feira (25/3), curadores, pesquisadores e críticos de Pernambuco, Paraíba, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. Eles estarão reunidos por três dias, na Caixa Cultural, para compartilhar suas experiências no Encontro de Crítica de Arte ABCA: Artes Visuais em Pernambuco, realizado pelo Instituto Cultural Raul Córdula em parceria com a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). As inscrições são gratuitas e solicitadas por e-mail ([email protected]), mas já existe fila de espera por uma das 50 vagas que foram disponibilizadas.

A ideia do evento é promover um diálogo sobre questões relacionadas ao papel da crítica de arte entre profissionais da área e outros interessados no tema. A proposta de focar nas artes visuais de Pernambuco "dá a oportunidadede evidenciar em âmbito nacional a produção artística da região, suas problematizações e suas perspectivas teóricas", como definem os organizadores.

"Com este encontro pretendemos que seja dado um passo para que essa discussão se coloque mais. Inclusive minha fala vai ser sobre artistas que escrevem sobre arte, como Paulo Bruscky. Tem muita gente assim aqui", afirma o artista plástico, curador e crítico de arte Raul Córdula.

Ele é membro da ABCA e coordenador geral do Encontro, que é realizado com patrocínio da Caixa Econômica e do Governo Federal. Aém das mesas-redondas, os participantes também terão acesso a uma feira com publicações sobre arte, com foco na produção nordestina, especialmente o material editado em Pernambuco. "As pessoas terão contato com publicações como a revista Tatuí e a Outros Críticos. Também encontrarão livros importantes sobre artistas daqui Guita Charifker e Samico. Acho que esta troca de conhecimentos vai ser muito bacana", conclui Raul.

Confira a programação do evento:

Quarta-feira (25/3)
18h - Recepção e distribuição do material
19h – Abertura: Palestra com Marcos Kimura, Gerente Geral da Caixa Cultural, e Elvira Vernaschi

Quinta-feira (26/3)
1ª mesa (das 9h às 12h): Raul Córdula, Olívia Mindêlo e Carlos Trevi
2ª mesa (das 14h às 17h): Joana D'Arc Lima, Elvira Vernaschi e Marcos Lontra
17h: Visita a espaços culturais.

Sexta-feira (27/3)
1ª mesa (das 9h às 12h): Valquíria Farias, César Romero e Cláudia Fazzolari
2ª mesa (das 14h às 17h): Agnaldo Farias, Dyógenes Chaves e Lisbeth Rebollo
17h: Feira de livros

O texto completo está no Caderno C desta terça-feira (24/3), no Jornal do Commercio.

 


Últimas notícias