MEMÓRIA

IRB lança o livro O Oitocentos Brasileiro na Coleção Ricardo Brennand

Os pesquisadores José Roberto Teixeira Leite e Leonardo Dantas Silva

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 30/09/2015 às 15:23
Instituto Ricardo Brennand/Divulgação
Os pesquisadores José Roberto Teixeira Leite e Leonardo Dantas Silva - FOTO: Instituto Ricardo Brennand/Divulgação
Leitura:

A publicação O Oitocentos Brasileiro na Coleção Ricardo Brennand apresenta ao leitor criações de pintores e gravuristas que retrataram as paisagens brasileiras, inclusive de Pernambuco, no século 19. Ela é lançada nesta quarta-feira (30/9), às 18h, no foyer do Instituto Ricardo Brennand (IRB). O evento começa com uma palestra, no auditório, ministrada pelos pesquisadores José Roberto Teixeira Leite e Leonardo Dantas Silva.

O historiador e crítico de arte José Roberto Teixeira Leite escreveu para o livro um texto sobre a importância das obras nele apresentadas, adquiridas ao longo de doze anos pelo empresário Ricardo Brennand. Estas pinturas e gravuras são criações de artistas como o alemão Emil Bauch, o suíço Luís Schlappriz e o alemão Luís Adam Cornell Krauss, que faleceu no Recife em 1877. Litografias deste último, feitas com base em fotografias de João Ferreira Vilela, compõem o Álbum de Pernambuco e Seus Arrabaldes.

Responsável pela editoração do livro, o historiador Leonardo Dantas lembra que a coleção teve início na época em que Ricardo Brennand descobriu que a Sociedade de Cultura Inglesa do Rio de Janeiro possuía duas obras de Frans Post (1612-1680) - Casa de Fazenda e Engenho (Pernambuco) e Aldeia e Capela com Varanda (Pernambuco). "Por causa destas duas telas de Frans Post, ambas datadas de 1660, todo o acervo reunido ao longo da vida pelo colecionador Sir Henry Joseph Lynch (1878-1958), fundador da Sociedade de Cultura Inglesa do Rio de Janeiro, foi comprado pelo Ricardo Brennand", recorda Leonardo, que é conselheiro do IRB, no texto de apresentação do livro.

A publicação tem 288 páginas, com os textos e 420 imagens. O conjunto de artistas do século 19 apresentado na obra é dividido entre 42 pintores e 154 gravadores.

O lançamento entra na programação feita para o 13º aniversário do IRB. Nesta quarta-feira (30/9), além deste evento, o espaço cultural recebe outro. À tarde, é anunciada oficialmente no IRB a lista com os vencedores brasileiros do prêmio Travelers' Choice Museus 2015 (o evento é restrito para convidados). 

Os ganhadores são determinados a partir de um algoritmo usado pelo site de viagem, tendo como critérios a quantidade e a qualidade de avaliações feitas pelos usuários em um período de 12 meses.

 

Últimas notícias