Paisagens

Bozó Bacamarte apresenta novos trabalhos em Boa Viagem

Artista urbano expõe onze obras inéditas na mostra Paisagem da Passagem

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/05/2016 às 10:00
Foto: Divulgação
Artista urbano expõe onze obras inéditas na mostra Paisagem da Passagem - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

A partir desta terça-feira (10), os amantes da arte urbana terão a oportunidade de conferir obras inéditas do artista plástico Bozó Bacamarte. A exposição, que acontece na Florense Recife, em Boa Viagem, foi batizada de Paisagem da Passagem e conta com 11 quadros onde o artista inaugura uma fase com nova temática. O coquetel para convidados acontece a partir das 19h e a mostra fica aberta ao público até o mês de agosto.

Acostumado com panoramas urbanos e o caos diário de viver em ambientes metropolitanos, Bozó Bacamarte sentiu que algo o inspirou quando, em 2014, viajou a trabalho para o município pernambucano de Taquaritinga do Norte: “Aquele silêncio, aquela paz, aquela tranquilidade mexeram comigo e me inspiraram. Fiquei com muita vontade de passar aquilo que senti para o minhas pinturas”, conta.

As paisagens distantes dos grandes centros voltaram a tocá-lo em diversos outros deslocamentos, levando o artista a inaugurar uma nova trajetória em seu trabalho: “Em setembro do ano passado tive a oportunidade de fazer uma viagem de caminhão para o Maranhão e este foi mais um momento em que pude observar as pessoas integradas à natureza, a outras configurações urbanas, como pequenas cidades e vilarejos ao longo na estrada. Estas experiências e situações reais ou mesmo imaginárias é que estou trazendo para esta nova mostra”, explica o  autor.

O artista

Daniel Ferreira da Silva, o Bozó Bacamarte, é de Olinda e iniciou sua carreira como artista nas ruas, utilizando-se do grafite como meio de expressão. Logo cedo, Bozó sentiu a necessidade de buscar uma comunicação mais direta com o público, constantemente imerso no caos urbano e de informação existente nas ruas de grandes cidades como Recife e Olinda.

Para isso, buscou no seu próprio cotidiano o repertório iconográfico necessário para nortear todo o seu trabalho como artista. Seguindo esse eixo, encontrou na xilogravura popular uma forma de identidade visual que atendia os seus anseios de comunicação rápida com as pessoas. O povo nordestino, com suas expressões visuais, seu comportamento, suas histórias, crenças superstições, além do humor e do surrealismo, é tema recorrente no trabalho do artista.

SERVIÇO
Abertura da mostra Paisagem da Passagem, de Bozó Bacamarte
Nesta terça-feira (10), a partir das 19h
Local: Florense Recife (Av. Engenheiro Domingos Ferreira, 4242, Boa Viagem)
Entrada franca

Últimas notícias